07h00 - sexta, 05/06/2020

CDU de Beja preocupada
com caminhos rurais

CDU de Beja preocupada com caminhos rurais

Os vereadores da CDU eleitos na Câmara de Beja manifestaram publicamente a sua preocupação com "a instalação de culturas intensivas desordenadas" e a utilização de caminhos rurais "de modo desregrado" no concelho.
Em comunicado, os eleitos comunistas afirmam que "a ocupação do espaço rural, com a plantação de culturas nas proximidades de áreas residenciais, presume, em muitos casos, violações do Plano Director Municipal (PDM), para além de constituir uma ameaça à saúde pública e um factor de desqualificação da paisagem dos núcleos urbanos do concelho".
Além do mais, acrescentam, "os danos provocados na rede concelhia de caminhos vicinais (devido a operações de maquinaria agrícola executadas nas faixas de circulação) agravam o estado de conservação, comprometem a integridade física e a segurança das respectivas vias, e, a par do encerramento de caminhos, causam constrangimentos significativos em termos de acessibilidade e mobilidade no espaço rural".
Segundo a CDU, "estas situações têm sido identificadas pelas juntas de freguesia e outras entidades e têm sido alvo de notícias na comunicação social, local e nacional", além de alguns casos terem já "sido apresentados por diversas ocasiões ao executivo da Câmara Municipal de Beja", que, "em regra", tem dado "respostas circunstanciais ou evasivas, sem que tenham sido tomadas as devidas medidas, uma vez que as questões perduram sem soluções".
Por tudo isto, os vereadores da CDU solicitam a consulta dos processos de instalação de olival nas imediações do núcleo urbano de Nossa Senhora das Neves, de instalação de olival nas imediações da Trindade, e do Caminho Municipal 1063, no troço em terra batida entre o acesso desnivelado do IP2 e o sítio designado por Courelas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Um caso de Covid-19
identificado em Neves-Corvo
Um trabalhador da Somincor residente no concelho de Almodôvar foi identificado como estando infectado com Covid-19, adiantaram nesta quinta-feira, 9, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial