07h00 - sexta, 22/05/2020

Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão

Requalificação do lar de Messejana deverá avançar até ao Verão

As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.
A empreitada, cujo concurso publicado será lançado em breve, tinha apoio comunitário garantido desde o final de 2018, mas a Autoridade de Gestão do programa operacional Alentejo 2020 aprovou, no final de Abril, a reprogramação financeira da candidatura, o que permitiu um reforço do montante proveniente dos fundos europeus para financiar as obras. Desta forma, do investimento previsto de 999.079,80 euros, a Misericórdia de Messejana terá um apoio de 779.623,74 euros através do FEDER. Também a Câmara de Aljustrel apoia o projecto financeiramente.
De acordo com o provedor da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, a obra visa "essencialmente dar resposta às recomendações e normativos legais que regulam o funcionamento deste tipo de equipamentos, assim como uma modernização de todas as instalações".
Segundo Manuel Ruas, a empreitada "implica a edificação de um novo bloco no chamado quintal do ATL, preservando todas as construções e onde futuramente se situará o Salão Social", o que possibilitará "um aumento da capacidade de centro de dia e condições dignas de bem-estar e conforto em todas as respostas sociais".
"Esta intervenção permite igualmente aumentar a capacidade de cozinha e lavandaria e, assim, aumentar a capacidade do apoio domiciliário, que passa dos 20 utentes actuais para 105 no fornecimento de refeições e 35 no tratamento de roupa", revela o provedor ao "CA", garantindo que o lar continuará em funcionamento durante o período de obras.
No horizonte da instituição está igualmente uma segunda fase do projecto de remodelação e ampliação das instalações do lar, que permitirá a criação de mais oito a 10 camas nesta valência.
"A segunda fase, além da possibilidade de ampliação, visando mais camas, contempa também a criação dos espaços para os serviços administrativos e dos órgãos sociais, incluindo também algumas intervenções complementares e necessárias, como a eficiência energética e o restauro do edifício do ATL", explica Manuel Ruas.
O provedor da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção adianta que ainda que, no passado mês de Março, a instituição apresentou uma candidatura de complementaridade ao Portugal 2020, através do programa "IPSS - Eficiência Energética", com um valor de cerca de 170 mil euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Um caso de Covid-19
identificado em Neves-Corvo
Um trabalhador da Somincor residente no concelho de Almodôvar foi identificado como estando infectado com Covid-19, adiantaram nesta quinta-feira, 9, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial