07h00 - quarta, 25/03/2020

ULSBA reforça
resposta à Covid-19

ULSBA reforça resposta à Covid-19

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere o Hospital José Joaquim Fernandes e os centros de saúde da região, garante estar preparada para dar resposta à pandemia do coronavírus Covid-19 que afecta actualmente Portugal.
Em comunicado enviado ao "CA", a administração da ULSBA explica que já foram estabelecidos "circuitos seguros de atendimento, triagem e encaminhamento de doentes", assim como elaborado o Plano de Contingência, "de carácter dinâmico, no qual estão definidos procedimentos, responsabilidades e medidas específicas a adoptar, ao nível da saúde pública, dos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, para mitigar as consequências desta infecção".
De acordo com a mesma fonte, para os doentes que venham a necessitar de internamento "existem, e estão já estabelecidas, no hospital de Beja, áreas exclusivas, com circuitos próprios e com equipas de saúde devidamente preparadas para receber os doentes".
"Ou seja, temos a capacidade de internamento instalada", garante o conselho de administração da ULSBA.
A par disto, continua a administração da ULSBA, "na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, apetrechada com o equipamento e logística necessários, foi aumentada a capacidade de internamento" e nos centros de saúde da região apostou-se "na proximidade" entre as equipas de saúde e os utentes, "privilegiando os canais alternativos de contacto (telefone e e-mail), sempre prontos para receber as dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários à população".
Apelando a que todos "mantenham o distanciamento social" e "cumpram as recomendações da Direcção Geral da Saúde", a ULSBA lembra ainda "que o procedimento mais correcto, em caso de suspeita, será ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e aguardar o atendimento".
"Não se deve dirigir ao centro de saúde, nem ao hospital [de Beja]. O SNS 24 é a 'porta de entrada' para o cidadão esclarecer dúvidas e obter informação sobre as recomendações e acções a adoptar", fria o conselho de administração da ULSBA.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial