07h00 - quinta, 20/02/2020

Aljustrel cria maior percurso
mineiro urbano de Portugal

Aljustrel cria maior percurso mineiro urbano de Portugal

São 12 quilómetros de extensão, entre caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais, recheados de história(s) e memória(s): é assim o "Percurso Mineiro de Aljustrel", o maior de cariz urbano de todo o país e que pretende levar os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da "vila mineira".
Trata-se do caminho pedestre "Aljustrel tem uma mina", iniciativa da Câmara Municipal local que tem como temáticas o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural. O percurso já está homologado e registado, surgindo no âmbito do projecto "TransAlentejo", da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que visa dinamizar o turismo de natureza.
Em Aljustrel os "amantes" das caminhadas são desafiados a, "passo a passo", desvendar "os segredos e as riquezas desta povoação, perdendo-se pelas ruelas, praças e monumentos, apreciando o património religioso, mas também o mineiro e o ligado à actividade agrícola", explica a Câmara de Aljustrel, apelando ainda a que os caminhantes "convivam com as gentes da terra, de modo a perceberem a sua cultura e a sua identidade".
De acordo com a autarquia, a sinalética do novo está a ser instalada, sendo que em diversos locais de Aljustrel já é possível "avistar os traços marcados a vermelho e a amarelo que indicam o caminho certo, o caminho errado, que dão a indicação para virar à esquerda ou para virar à direita".
"O grau de dificuldade deste percurso pedestre, que mostra Aljustrel de 'lés-a-lés', é baixo e está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados", acrescenta a Câmara de Aljustrel, referindo ainda que está previsto que o ponto de partida e de chegada deste caminho "seja a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
14h11 - segunda, 30/03/2020
Alentejo com
45 casos positivos
de Covid-19
Até à meia-noite deste domingo, 29, foram identificados um total de 45 casos positivos de doentes infectados com o coronavírus Covid-19 no Alentejo, revela a Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Beja
vai desinfectar
espaços públicos
A Câmara Municipal de Beja vai avançar com trabalhos de higienização e desinfecção de diversos espaços públicos da cidade, na sequência da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o país (e o mundo).

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial