07h00 - quarta, 15/01/2020

Beringel vence na
primeira edição da iPP

Beringel vence na primeira edição da iPP

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai instalar na vila de Beringel um novo espaço de lazer, com mobiliário urbano produzido com plástico reciclado. O investimento surge depois desta freguesia ter sido a grande vencedora do projecto "Iniciativa de Participação Pública" (iPP), na categoria "Comunidade", promovida pela empresa bejense.
De acordo com a EMAS, foram contabilizados mais de 3.850 votos nesta categoria da iPP, com Beringel a obter um total de 1.047, mais 32 votos que a segunda classificada, a freguesia de Nossa Senhora das Neves.
Também na categoria "Comunidade", mas para a cidade de Beja, a proposta vencedora foi "Água para todos", que consiste na instalação de um bebedouro para pessoas e animais no Parque da Cidade. Este projecto obteve um total de 261 votos.
Findo este processo, o administrador-executivo da EMAS de Beja faz um balanço "extremamente positivo" da iPP, considerando que esta "superou largamente" as "melhores expectativas, mais especificamente na proposta direccionada às freguesias rurais".
"O envolvimento da comunidade, atestado pelo número de votações e alcance da iniciativa nas redes sociais, e também pelo contacto de proximidade que fomos mantendo com as partes interessadas em diferentes momentos, fazem-nos concluir que esta foi uma aposta ganha", afirma Rui Marreiros ao "CA".
Para este responsável, estes resultados fazem, igualmente, com que seja "primordial", sobretudo "na actual conjuntura", "estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, nomeadamente nos processos de transformação e decisão, como são as alterações climáticas, a economia circular e o uso eficiente da água".
Nesse sentido, Rui Marreiros afiança que a iPP é para continuar em 2020, tendo já arrancado "as divulgações e trabalhos preparatórios para o desenvolvimento das restantes duas categorias, 'iPP – Desporto', direccionada a clubes e associações desportivas com equipas de formação atá aos sub-12, e a 'iPP – Escolas', uma categoria direccionada à comunidade escolar".
Em ambas as categorias as propostas podem ser apresentadas até ao dia 6 de Março. Depois, as propostas recebidas serão colocadas a votação entre 22 de Março e 3 de Maio, sendo que a concretização da proposta vencedora em cada uma das categorias será financiada pela EMAS de Beja.
"Portanto, 2020 será um ano repleto de projectos e desafios", conclui Rui Marreiros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.
07h00 - quinta, 06/08/2020
CDU Beja defende
criação de Museu da BD
Os vereadores da CDU na Câmara de Beja consideram "um erro" do actual executivo do PS o eventual abandono do projecto do Museu de Banda Desenhada, que estava previsto pela anterior gestão comunista na autarquia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
EMAS de Beja remodela abastecimento
de água ao parque de feiras da cidade
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem a decorrer, desde o mês de Julho, a uma empreitada de remodelação do abastecimento de água ao Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", na cidade.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial