07h00 - quarta, 15/01/2020

Beringel vence na
primeira edição da iPP

Beringel vence na primeira edição da iPP

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai instalar na vila de Beringel um novo espaço de lazer, com mobiliário urbano produzido com plástico reciclado. O investimento surge depois desta freguesia ter sido a grande vencedora do projecto "Iniciativa de Participação Pública" (iPP), na categoria "Comunidade", promovida pela empresa bejense.
De acordo com a EMAS, foram contabilizados mais de 3.850 votos nesta categoria da iPP, com Beringel a obter um total de 1.047, mais 32 votos que a segunda classificada, a freguesia de Nossa Senhora das Neves.
Também na categoria "Comunidade", mas para a cidade de Beja, a proposta vencedora foi "Água para todos", que consiste na instalação de um bebedouro para pessoas e animais no Parque da Cidade. Este projecto obteve um total de 261 votos.
Findo este processo, o administrador-executivo da EMAS de Beja faz um balanço "extremamente positivo" da iPP, considerando que esta "superou largamente" as "melhores expectativas, mais especificamente na proposta direccionada às freguesias rurais".
"O envolvimento da comunidade, atestado pelo número de votações e alcance da iniciativa nas redes sociais, e também pelo contacto de proximidade que fomos mantendo com as partes interessadas em diferentes momentos, fazem-nos concluir que esta foi uma aposta ganha", afirma Rui Marreiros ao "CA".
Para este responsável, estes resultados fazem, igualmente, com que seja "primordial", sobretudo "na actual conjuntura", "estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, nomeadamente nos processos de transformação e decisão, como são as alterações climáticas, a economia circular e o uso eficiente da água".
Nesse sentido, Rui Marreiros afiança que a iPP é para continuar em 2020, tendo já arrancado "as divulgações e trabalhos preparatórios para o desenvolvimento das restantes duas categorias, 'iPP – Desporto', direccionada a clubes e associações desportivas com equipas de formação atá aos sub-12, e a 'iPP – Escolas', uma categoria direccionada à comunidade escolar".
Em ambas as categorias as propostas podem ser apresentadas até ao dia 6 de Março. Depois, as propostas recebidas serão colocadas a votação entre 22 de Março e 3 de Maio, sendo que a concretização da proposta vencedora em cada uma das categorias será financiada pela EMAS de Beja.
"Portanto, 2020 será um ano repleto de projectos e desafios", conclui Rui Marreiros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial