07h00 - terça, 07/01/2020

Regantes apresentam
prioridades ao Governo

Regantes apresentam prioridades ao Governo

A Federação Nacional dos Regantes de Portugal (FENAREG), da qual fazem parte diversas associações do Baixo Alentejo, entregou nesta segunda-feira, 6, à ministra da Agricultura um memorando com as prioridades de actuação e investimento no sector em Portugal.
De acordo com fonte da FENAREG, no documento entregue a Maria do Céu Albuquerque constava "um conjunto de medidas" que a federação "considera prioritárias para a sustentabilidade do regadio, sector de importância crescente para as explorações agrícolas e para a agricultura nacional".
Entre estas contam a continuação da modernização do regadio "para melhorar o funcionamento e maximizar a eficiência no uso dos recursos" e o aumento da "capacidade de armazenamento de água/regularização das bacias hidrográficas e ligação em rede das diversas infra-estruturas/reservatórios", assim como a adopção de "práticas de agricultura de precisão ao nível das tecnologias de rega".
Aumentar a eficiência energética e substituir fontes de energia convencionais por renováveis nas infra-estruturas de regadio, e adequar os contratos à actividade sazonal da rega, com a possibilidade de contratar duas potências eléctricas diferentes ao longo de 12 meses, foram outras das medidas propostas pela FENAREG à ministra da Agricultura.
"É essencial uma política agrícola orientada para o regadio, geradora de condições de fundo para um desenvolvimento do território rural e crucial à sustentabilidade da produção nacional de alimentos", defendeu José Núncio, presidente da FENAREG, na audiência com Maria do Céu Albuquerque.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/01/2020
Feira do Porco 2020
com inscrições abertas
A Câmara de Ourique tem abertas, até 18 de Fevereiro, as inscrições para os stands da edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano, considerado um dos "mais sólidos e participados" eventos económicos e de lazer do Baixo Alentejo.
09h00 - domingo, 19/01/2020
Vinhos do Alentejo
aumentam vendas em 2019
O Alentejo colocou no mercado um volume correspondente a 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC Alentejo e Regional Alentejano em 2019, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.
07h00 - quinta, 16/01/2020
Esdime com candidaturas
abertas no DLBC/Leader
A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, têm abertas até 6 de Março as candidaturas para quatro concursos, no âmbito do instrumento DLBC/LEADER, para a "Implementação de Estratégias".
07h00 - quarta, 15/01/2020
Novas áreas empresariais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel já aprovou as propostas de delimitação e fundamentação das Unidades de Execução das novas Áreas Empresariais de Aljustrel, São João de Negrilhos e Ervidel, seguindo-se agora o período de discussão pública.
07h00 - terça, 14/01/2020
Olivicultores do Sul
com ambientalistas
A Olivum-Associação de Olivicultores do Sul iniciou na passada semana uma série de contactos com vários agentes, com o objetivo de mostrar as "práticas sustentáveis e de defesa do ambiente" no olival moderno.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial