07h00 - terça, 07/01/2020

Regantes apresentam
prioridades ao Governo

Regantes apresentam prioridades ao Governo

A Federação Nacional dos Regantes de Portugal (FENAREG), da qual fazem parte diversas associações do Baixo Alentejo, entregou nesta segunda-feira, 6, à ministra da Agricultura um memorando com as prioridades de actuação e investimento no sector em Portugal.
De acordo com fonte da FENAREG, no documento entregue a Maria do Céu Albuquerque constava "um conjunto de medidas" que a federação "considera prioritárias para a sustentabilidade do regadio, sector de importância crescente para as explorações agrícolas e para a agricultura nacional".
Entre estas contam a continuação da modernização do regadio "para melhorar o funcionamento e maximizar a eficiência no uso dos recursos" e o aumento da "capacidade de armazenamento de água/regularização das bacias hidrográficas e ligação em rede das diversas infra-estruturas/reservatórios", assim como a adopção de "práticas de agricultura de precisão ao nível das tecnologias de rega".
Aumentar a eficiência energética e substituir fontes de energia convencionais por renováveis nas infra-estruturas de regadio, e adequar os contratos à actividade sazonal da rega, com a possibilidade de contratar duas potências eléctricas diferentes ao longo de 12 meses, foram outras das medidas propostas pela FENAREG à ministra da Agricultura.
"É essencial uma política agrícola orientada para o regadio, geradora de condições de fundo para um desenvolvimento do território rural e crucial à sustentabilidade da produção nacional de alimentos", defendeu José Núncio, presidente da FENAREG, na audiência com Maria do Céu Albuquerque.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 09/07/2020
Tecnologia 4G chega
à mina de Neves-Corvo
A mina de Neves-Corvo, situada no concelho de Castro Verde, será uma das primeiras em todo o mundo a dispor, ao longo dos seus mais de 90 quilómetros de túneis no subsolo, da tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution), que permitirá uma maior segurança operacional, o aumento da eficiência e de produtividade e a redução de custos na sua operação.
07h00 - terça, 07/07/2020
Estudo confirma
impactos da apanha
nocturna de azeitona
Um estudo sobre os impactos das culturas intensivas e super-intensivas de olival em áreas de regadio confirma que a prática de colheita mecânica nocturna de azeitonas nos olivais super-intensivos conduz à perturbação e mortalidade de aves, revela o Ministério do Ambiente.
07h00 - segunda, 06/07/2020
Apanha nocturna
de azeitona suspensa
A associação Olivum, a CAP, a CONFAGRI e a Casa do Azeite selaram um acordo visando a suspensão voluntária e temporária da colheita nocturna mecanizada de azeitona com efeitos imediatos.
08h00 - sábado, 27/06/2020
Estudo preliminar da variante
à vila de Aljustrel aprovado
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) já aprovou o estudo preliminar relativo à construção da variante norte à vila de Aljustrel, revela ao "CA" fonte oficial da autarquia mineira.
07h00 - sexta, 26/06/2020
Tecnologia 4G
vai chegar à mina
de Neves-Corvo
A mina de Neves-Corvo, situada no concelho de Castro Verde, será uma das primeiras em todo o mundo a dispor, ao longo dos seus mais de 90 quilómetros de túneis no subsolo, da tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution), que permitirá uma maior segurança operacional, o aumento da eficiência e de produtividade e a redução de custos na sua operação.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial