07h00 - segunda, 16/12/2019

"Maioria expressiva"
aprovou novos horários

"Maioria expressiva" aprovou novos horários

Os novos horários de laboração na mina de Neves-Corvo foram votados favoravelmente por uma "maioria expressiva" dos trabalhadores da Somincor, reconhece Luís Cavaco, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
Em declarações à Rádio Castrense, o sindicalista diz que a proposta da empresa foi apresentada aos trabalhadores, votada e aprovada, daí a anuência do STIM. "Não tínhamos como não ir a favor da maioria, pois sempre assim foi neste sindicato. A decisão da maioria dos trabalhadores é que conta e assim foi", vinca.
Já o administrador-delegado da Somincor refere que o acordo de empresa com o STIM foi assinado a 30 de Julho, decorrendo agora o período experimental de seis meses, que permitirá validar – ou não – este novo modelo.
"Durante este período iremos monitorizar aprofundadamente questões como a fadiga laboral, na medida em que estes são turnos mais longos que passaram de 7h30 para 10h42. Este é um risco que nós levamos muito a sério e queremos assegurar que este factor não se irá sobrepor aos efeitos positivos decorrentes do menor número de dias de trabalho e mais dias de descanso", diz Kenneth Norris.
O gestor canadiano acrescenta que o objectivo da Somincor "é fazer com que este novo sistema de dois turnos funcione melhor do que o sistema anterior". "Nesse sentido, iremos trabalhar, em conjunto, com o sindicato e com os trabalhadores na melhoria contínua das condições de trabalho e da nossa operação, de uma forma colaborativa e construtiva, que permita assegurar a tão desejada sustentabilidade da empresa em beneficio de todas as partes envolvidas", garante.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/01/2020
Feira do Porco 2020
com inscrições abertas
A Câmara de Ourique tem abertas, até 18 de Fevereiro, as inscrições para os stands da edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano, considerado um dos "mais sólidos e participados" eventos económicos e de lazer do Baixo Alentejo.
09h00 - domingo, 19/01/2020
Vinhos do Alentejo
aumentam vendas em 2019
O Alentejo colocou no mercado um volume correspondente a 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC Alentejo e Regional Alentejano em 2019, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.
07h00 - quinta, 16/01/2020
Esdime com candidaturas
abertas no DLBC/Leader
A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, têm abertas até 6 de Março as candidaturas para quatro concursos, no âmbito do instrumento DLBC/LEADER, para a "Implementação de Estratégias".
07h00 - quarta, 15/01/2020
Novas áreas empresariais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel já aprovou as propostas de delimitação e fundamentação das Unidades de Execução das novas Áreas Empresariais de Aljustrel, São João de Negrilhos e Ervidel, seguindo-se agora o período de discussão pública.
07h00 - terça, 14/01/2020
Olivicultores do Sul
com ambientalistas
A Olivum-Associação de Olivicultores do Sul iniciou na passada semana uma série de contactos com vários agentes, com o objetivo de mostrar as "práticas sustentáveis e de defesa do ambiente" no olival moderno.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial