07h00 - segunda, 09/12/2019

Basílica Real de Castro
já reabriu ao culto

Basílica Real de Castro já reabriu ao culto

A Basílica Real de Castro Verde reabriu ao culto neste domingo, 8 de Dezembro, depois de vários meses encerrada e após ter sido alvo de obras de recuperação do seu exterior, num investimento de 65 mil euros suportado pela Câmara Municipal, Governo, União de Freguesias de Castro Verde e Casével e Paróquia.
Na cerimónia que assinalou a reabertura do monumento, o presidente da Câmara Municipal sublinhou tratar-se de um momento "muito marcante para Castro Verde" e de "especial satisfação para todos".
No seu discurso, António José Brito lembrou que a Basílica Real é um monumento de Castro Verde, "aquele que nos orgulha mais, que mais visitantes atrai e que é um espaço muito bonito". "Daí que o empenho da Câmara Municipal desde o primeiro momento foi sempre o de chegarmos a este ponto: em que depois de muitos anos de alguma incapacidade para chegar a um consenso, chegarmos a um ponto de começar a fazer trabalho. E está aqui o primeiro passo dado", disse.
Também presente na cerimónia esteve o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, que destacou a parceria que permitiu a recuperação da Basílica Real.
"É em conjunto que conseguimos fazer mais e melhores coisas", vincou Carlos Miguel, sustentando que este "foi um pequeno passo" para algo maior. "E se hoje estamos a aqui a celebrar o presente, que é esta obra, também podemos celebrar o futuro, pois sabemos que vai haver mais obras de recuperação", disse.
Por sua vez, o bispo de Beja não escondeu a sua satisfação por ter de novo a Basílica Real de Castro Verde reaberta ao culto. "Era uma ferida para mim ver esta Basílica fechada. É um edifício notável que temos aqui e que temos obrigação de usar e conservar, para que continue a ser para os vindouros aquilo que tem sido para nós: um motivo de orgulho e de alegria", notou D. João Marcos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Três detidos por
tráfico em Beja
A GNR deteve nesta quarta-feira, 22, em, Beja, três homens, com idades entre os 24 e os 34 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Autarcas reúnem com
presidente da ANACOM
Os autarcas do distrito de Beja reúnem nesta sexta-feira, 24, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o presidente da ANACOM-Autoridade Nacional de Comunicações.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial