07h00 - terça, 03/12/2019

EMAS Beja não
aumenta preço
da água em 2020

EMAS Beja não aumenta preço da água em 2020

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja não vai aumentar as tarifas da água e saneamento no próximo ano de 2020, garante ao "CA" o adminstrador-executivo da intituição.
De acordo com Rui Marreiros, esta medida resulta dos últimos dois anos de gestão na EMAS, marcados por uma recuperação financeira "sem precedentes em toda a linha" da empresa.
"Neste sentido, e fruto de um plano estratégico, financeiro e operacional, vai ser possível manter os preços para 2020, não estando previstos quaisquer aumentos nas tarifas de água e saneamento, num sinal claro da prioridade dada aos munícipes do concelho de Beja", sublinha o gestor.
Rui Marreiros observa que "apesar das circunstâncias actuais e do ponto de partida de há dois anos não serem favoráveis, o actual momento da EMAS de Beja é francamente positivo em termos de eficiência operacional, com previsão de alcançar os melhores resultados de sempre, por exemplo, ao nível da diminuição do número de roturas e de água não facturada, entre outros".
Também a nível financeiro foi "possível traçar uma rota de recuperação, não existindo, no presente, quaisquer dívidas vencidas, com todos os pagamentos dentro do prazo e honrados todos os compromissos assumidos", acrescenta o administrador-executivo da EMAS.
Ainda assim, Rui Marreiros alerta para o facto de se manter "a dificuldade de acesso a financiamento para a renovação de infra-estruturas", o que se deve ao "desequilíbrio gerado no passado a que acresce a impossibilidade de acesso a financiamentos comunitários, interrompido que foi o processo de agregação das entidades gestoras 'em baixa' para a criação de uma empresa 100% pública, situação que inviabilizou um investimento de 20 milhões de euros para o concelho de Beja".
"A interrupção deste processo de agregação não prejudicou apenas a captação de investimentos, mas também todos os munícipes do concelho de Beja, já que se estava prevista uma redução do preço da água que ficou assim igualmente inviabilizada", nota Rui Marreiro.
A par disto, acrescenta o administrador da EMAS, "também os colaboradores da empresa viram vedada a possibilidade de melhorias salariais e outras regalias, com desataque para um aumento remuneratório de cerca de 20%, que ficou também sem qualquer possibilidade de se concretizar".
Ainda assim, Rui Marreiros garante que o Plano Plurianual de Investimento da EMAS para 2020 mantém a aposta "na eficiência da gestão da rede, o que representa um investimento aproximado de 400 mil euros".
"A consolidação da preparação operacional e financeira para a área do saneamento em 2020 e 2021, também já se encontrar em execução, que pela sua importância assume-se com uma das prioridades da EMAS de Beja", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Um caso de Covid-19
identificado em Neves-Corvo
Um trabalhador da Somincor residente no concelho de Almodôvar foi identificado como estando infectado com Covid-19, adiantaram nesta quinta-feira, 9, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial