07h00 - terça, 03/12/2019

EMAS Beja não
aumenta preço
da água em 2020

EMAS Beja não aumenta preço da água em 2020

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja não vai aumentar as tarifas da água e saneamento no próximo ano de 2020, garante ao "CA" o adminstrador-executivo da intituição.
De acordo com Rui Marreiros, esta medida resulta dos últimos dois anos de gestão na EMAS, marcados por uma recuperação financeira "sem precedentes em toda a linha" da empresa.
"Neste sentido, e fruto de um plano estratégico, financeiro e operacional, vai ser possível manter os preços para 2020, não estando previstos quaisquer aumentos nas tarifas de água e saneamento, num sinal claro da prioridade dada aos munícipes do concelho de Beja", sublinha o gestor.
Rui Marreiros observa que "apesar das circunstâncias actuais e do ponto de partida de há dois anos não serem favoráveis, o actual momento da EMAS de Beja é francamente positivo em termos de eficiência operacional, com previsão de alcançar os melhores resultados de sempre, por exemplo, ao nível da diminuição do número de roturas e de água não facturada, entre outros".
Também a nível financeiro foi "possível traçar uma rota de recuperação, não existindo, no presente, quaisquer dívidas vencidas, com todos os pagamentos dentro do prazo e honrados todos os compromissos assumidos", acrescenta o administrador-executivo da EMAS.
Ainda assim, Rui Marreiros alerta para o facto de se manter "a dificuldade de acesso a financiamento para a renovação de infra-estruturas", o que se deve ao "desequilíbrio gerado no passado a que acresce a impossibilidade de acesso a financiamentos comunitários, interrompido que foi o processo de agregação das entidades gestoras 'em baixa' para a criação de uma empresa 100% pública, situação que inviabilizou um investimento de 20 milhões de euros para o concelho de Beja".
"A interrupção deste processo de agregação não prejudicou apenas a captação de investimentos, mas também todos os munícipes do concelho de Beja, já que se estava prevista uma redução do preço da água que ficou assim igualmente inviabilizada", nota Rui Marreiro.
A par disto, acrescenta o administrador da EMAS, "também os colaboradores da empresa viram vedada a possibilidade de melhorias salariais e outras regalias, com desataque para um aumento remuneratório de cerca de 20%, que ficou também sem qualquer possibilidade de se concretizar".
Ainda assim, Rui Marreiros garante que o Plano Plurianual de Investimento da EMAS para 2020 mantém a aposta "na eficiência da gestão da rede, o que representa um investimento aproximado de 400 mil euros".
"A consolidação da preparação operacional e financeira para a área do saneamento em 2020 e 2021, também já se encontrar em execução, que pela sua importância assume-se com uma das prioridades da EMAS de Beja", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial