10h00 - quarta, 27/11/2019

Cante celebrado
no Baixo Alentejo

Cante celebrado no Baixo Alentejo

Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Em Castro Verde as comemorações arrancam às 11h00, na Praça da República, com a iniciativa "Cante da Escola vai à Praça". Depois, pelas 21h00, o cine-teatro municipal recebe um espectáculo com "As Camponesas de Castro Verde", "Os Ganhões de Castro Verde" e o grupo "Cantares do Campo Branco", recém-criado e que se apresenta pela primeira vez no concelho.
Os festejos continuarão no sábado, 30, com o Encontro de Grupos Corais do Concelho, que se realiza a partir da 16h00 no anfiteatro municipal. Na mesma ocasião é inaugurada uma instalação fotográfica comemorativa da data.
Por sua vez, em Beja está prevista uma "Rota do Cante ao Entardecer", que arranca pelas 18h00 e passará por alguns dos monumentos da cidade, casos do Museu Regional, Igreja de Santa Maria, Sé Catedral, Igreja dos Prazeres e Igreja da Misericórdia. Participam na rota os grupos corais "Cantadores de Beringel", de Mombeja, da Salvada, das Neves, "Searas ao Vento", "Estrelas do Alentejo", "As Rosinhas", "Douradas Espigas", "Moços do Penedo Gordo" e "Cantares do Desassossego".
Já em Aljustrel as comemorações arrancam às 18h00, com a inauguração da exposição "Rostos do Cante, no dia da classificação pela UNESCO". Às 18h15 os grupos corais do concelho actuam no edifício dos Paços do Concelho e, pelas 21h00, é exibido no auditório da Biblioteca Municipal o documentário "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial