10h00 - quarta, 27/11/2019

Cante celebrado
no Baixo Alentejo

Cante celebrado no Baixo Alentejo

Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Em Castro Verde as comemorações arrancam às 11h00, na Praça da República, com a iniciativa "Cante da Escola vai à Praça". Depois, pelas 21h00, o cine-teatro municipal recebe um espectáculo com "As Camponesas de Castro Verde", "Os Ganhões de Castro Verde" e o grupo "Cantares do Campo Branco", recém-criado e que se apresenta pela primeira vez no concelho.
Os festejos continuarão no sábado, 30, com o Encontro de Grupos Corais do Concelho, que se realiza a partir da 16h00 no anfiteatro municipal. Na mesma ocasião é inaugurada uma instalação fotográfica comemorativa da data.
Por sua vez, em Beja está prevista uma "Rota do Cante ao Entardecer", que arranca pelas 18h00 e passará por alguns dos monumentos da cidade, casos do Museu Regional, Igreja de Santa Maria, Sé Catedral, Igreja dos Prazeres e Igreja da Misericórdia. Participam na rota os grupos corais "Cantadores de Beringel", de Mombeja, da Salvada, das Neves, "Searas ao Vento", "Estrelas do Alentejo", "As Rosinhas", "Douradas Espigas", "Moços do Penedo Gordo" e "Cantares do Desassossego".
Já em Aljustrel as comemorações arrancam às 18h00, com a inauguração da exposição "Rostos do Cante, no dia da classificação pela UNESCO". Às 18h15 os grupos corais do concelho actuam no edifício dos Paços do Concelho e, pelas 21h00, é exibido no auditório da Biblioteca Municipal o documentário "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 05/06/2020
Demissão na
Câmara de Mértola
O chefe do Gabinete de Apoio aos Eleitos na Câmara de Mértola, Luís Madeira, deixou de exercer funções, depois de decisão judicial ter decretado a incompatibilidade deste cargo com o de presidente da Junta de Freguesia local.
07h00 - sexta, 05/06/2020
CDU de Beja preocupada
com caminhos rurais
Os vereadores da CDU eleitos na Câmara de Beja manifestaram publicamente a sua preocupação com "a instalação de culturas intensivas desordenadas" e a utilização de caminhos rurais "de modo desregrado" no concelho.
07h00 - sexta, 05/06/2020
Combate ao analfabetismo
é prioridade para a APEFA
Combater a elevada taxa de analfabetismo que ainda se regista no Alentejo é uma das grandes prioridades traçadas pelo novo delegado regional do Baixo Alentejo e Algarve da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA).
07h00 - sexta, 05/06/2020
Odemira vai premiar reabilitação urbana
A Câmara de Odemira tem a decorrer a primeira edição do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO), criado no âmbito do Odemira Reabilita-Programa de Incentivos à Reabilitação do Património Edificado e que visa "distinguir obras nas áreas de reabilitação urbanas, que representem um exemplo de qualidade arquitectónica e contribuam para a valorização do património edificado do concelho".
07h00 - quinta, 04/06/2020
CEBAL vai contratar
quatro novos doutorados
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), com sede em Beja, viu aprovada a candidatura ao programa Alentejo 2020 para a contratação de quatro doutorados na área da Transferência de Tecnologia.

Data: 29/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial