07h00 - sexta, 15/11/2019

Congresso em Beja
para debater Soror
Mariana Alcoforado

Congresso em Beja para debater Soror Mariana Alcoforado

Perto de meia centena de participantes, oriundos de sete países, vão estar neste fim-de-semana, 15 a 17 de Novembro, em Beja, para a primeira edição do "3,5C-Congresso Internacional Mariana Alcoforado", dedicado a Soror Mariana Alcoforado.
A iniciativa é promovida pelas universidades Nova de Lisboa e de Massachusetts Dartmouth (EUA), com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Câmara de Beja, Biblioteca Nacional de Portugal e Museu Regional de Beja, tendo como mote a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris.
O congresso arranca nesta sexta-feira, 15, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do evento, com uma visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises.
Depois, os congressistas viajam para Beja, onde ao longo de dois dias estão previstas três visitas guiadas, seis homenagens (a Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de quatro livros, além de 42 comunicações em torno do mote "Melancholy, Love and Letters".
O programa do congresso inclui ainda, um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo padre António Cartageno.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - sábado, 07/12/2019
"Odemira Creative
Market" neste sábado
O Mercado Municipal de Odemira recebe neste sábado, 7, o melhor que se faz no concelho, através do "Odemira Creative Market", que contará com artesanato, gastronomia, produtos locais, arte, joalharia, cerâmica, decoração, produtos de autor e muito mais.
10h00 - quarta, 27/11/2019
Cante celebrado
no Baixo Alentejo
Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
07h00 - sexta, 22/11/2019
Sabores da serra
em São Barnabé
A promoção dos principais produtos endógenos típicos da serra do Caldeirão é o grande objectivo da 13ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho, que a Câmara de Almodôvar promove neste fim-de-semana, 23 e 24, na pitoresca aldeia de São Barnabé.
07h00 - sexta, 22/11/2019
Ervidel dá a provar
o vinho da talha
Agora que o frio parece ter chegado para ficar, é tempo de abrir as talhas e provar o vinho novo, "tradição" que será novamente cumprida na vila de Ervidel, no concelho de Aljustrel, que neste fim-de-semana, 23 e 24 de Novembro, recebe a 18ª edição da "Vin&Cultura".
07h00 - quarta, 20/11/2019
Adriana Calcanhotto
abre festival em Beja
O concerto da cantora brasileira Adriana Calcanhotto abre nesta quarta-feira, 20, a primeira edição do Festival das Marias-Festival Internacional de Artes no Feminino, que vai decorrer em Beja e em mais cinco localidades do Alentejo.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial