07h00 - quarta, 06/11/2019

CAO da Cercicoa nos
Grandaços quase a abrir

CAO da Cercicoa nos Grandaços quase a abrir

A Cercicoa, que em Outubro assinalou 40 anos de existência, prevê abrir, até final deste mês de Novembro, o seu novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), instalado na aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique.
O novo CAO dos Grandaços resulta de uma parceria entre a Cercicoa e a Câmara de Ourique, sendo que para o efeito foi adaptado o Centro de Convívio da aldeia. O investimento está avaliado em 64 mil euros e é financiado em 85% pela União Europeia, estando prevista a criação de quatro novos postos de trabalho.
A nova resposta irá apoiar uma dezena de jovens e adultos com deficiência grave ou profunda, promovendo a sua valorização pessoal e integração social através das artes, permitindo igualmente o desenvolvimento possível das suas capacidades.
"Vai ser um espaço que, tendencialmente, deverá especializar-se em artes plásticas. Vamos lá ter uma espécie de atelier gigante, onde as pessoas possam trabalhar desde a pintura à escultura. Esse é o nosso objectivo, além da componente de recuperação", justifica o presidente da Cercicoa, que destaca ainda outra mais-valia desta nova resposta: a descentralização de serviços.
"É muito importante descentralizar serviços para reduzir percursos, pois temos pessoas que vêm do concelho de Odemira e ir e vir todos os dias é desgastante… Por isso, há alguns anos que temos vindo a trabalhar no sentido de reduzir estas distâncias e de criar estruturas intermédias", observa António Matias.
A par da abertura do CAO dos Grandaços, a Cercicoa tem mais projectos "em marcha". Em Ourique está para breve o arranque das obras de adaptação de um imóvel municipal em lar-residencial, empreitada da responsabilidade da autarquia local.
Em Castro Verde deve avançar, ainda neste ano de 2019, a construção de duas residências-autónomas em dois lotes de terreno cedidos pela Câmara Municipal.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - domingo, 23/02/2020
BE questiona Governo sobre
morte nas Urgências de Beja
Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República algumas questões à ministra da Saúde relativamente ao caso do falecimento, no final de Janeiro, de um utente na sala de espera das Urgência do Hospital de Beja.
08h00 - sábado, 22/02/2020
Vidigueira vai ter
novo Centro de Saúde
O Ministério da Saúde validou na quinta-feira, 20, a necessária autorização à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para avançar com a construção do novo Centro de Saúde da Vidigueira num terreno cedido pela autarquia local.
07h00 - sexta, 21/02/2020
Médicos reuniram
no hospital de Beja
Os sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos (SIM) exigem um "rigoroso inquérito" às causas do recente falecimento de um doente na sala de espera das Urgências dos Hospital de Beja.
07h00 - sexta, 21/02/2020
Estação dos CTT de Aljustrel
vai reabrir na segunda-feira
Os CTT vão reabrir a sua estação de Aljustrel já próxima segunda-feira, 24 de Fevereiro, depois deste serviço ter sido sub-concessionado a uma entidade privada há mais de um ano.
07h00 - quinta, 20/02/2020
Aljustrel cria maior percurso
mineiro urbano de Portugal
São 12 quilómetros de extensão, entre caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais, recheados de história(s) e memória(s): é assim o "Percurso Mineiro de Aljustrel", o maior de cariz urbano de todo o país e que pretende levar os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da "vila mineira".

Data: 21/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial