07h00 - quarta, 06/11/2019

CAO da Cercicoa nos
Grandaços quase a abrir

CAO da Cercicoa nos Grandaços quase a abrir

A Cercicoa, que em Outubro assinalou 40 anos de existência, prevê abrir, até final deste mês de Novembro, o seu novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), instalado na aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique.
O novo CAO dos Grandaços resulta de uma parceria entre a Cercicoa e a Câmara de Ourique, sendo que para o efeito foi adaptado o Centro de Convívio da aldeia. O investimento está avaliado em 64 mil euros e é financiado em 85% pela União Europeia, estando prevista a criação de quatro novos postos de trabalho.
A nova resposta irá apoiar uma dezena de jovens e adultos com deficiência grave ou profunda, promovendo a sua valorização pessoal e integração social através das artes, permitindo igualmente o desenvolvimento possível das suas capacidades.
"Vai ser um espaço que, tendencialmente, deverá especializar-se em artes plásticas. Vamos lá ter uma espécie de atelier gigante, onde as pessoas possam trabalhar desde a pintura à escultura. Esse é o nosso objectivo, além da componente de recuperação", justifica o presidente da Cercicoa, que destaca ainda outra mais-valia desta nova resposta: a descentralização de serviços.
"É muito importante descentralizar serviços para reduzir percursos, pois temos pessoas que vêm do concelho de Odemira e ir e vir todos os dias é desgastante… Por isso, há alguns anos que temos vindo a trabalhar no sentido de reduzir estas distâncias e de criar estruturas intermédias", observa António Matias.
A par da abertura do CAO dos Grandaços, a Cercicoa tem mais projectos "em marcha". Em Ourique está para breve o arranque das obras de adaptação de um imóvel municipal em lar-residencial, empreitada da responsabilidade da autarquia local.
Em Castro Verde deve avançar, ainda neste ano de 2019, a construção de duas residências-autónomas em dois lotes de terreno cedidos pela Câmara Municipal.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 19/09/2020
Aljustrel tem maior taxa de
natalidade do Baixo Alentejo
O concelho de Aljustrel voltou a registar em 2019 a maior taxa de natalidade de todo o Baixo Alentejo, assim como a segunda maior taxa de fecundidade geral de todo o país, apenas atrás de Lisboa.
07h00 - sábado, 19/09/2020
Câmara de Ourique
contrata equipa para
lar de Santa Luzia
A Câmara de Ourique contratou uma equipa de 12 ajudantes de lar a uma empresa de prestação de serviços para assegurar a manutenção do apoio, dos serviços e dos cuidados essenciais para a saúde e bem-estar dos idosos do lar de Santa Luzia, propriedade da Misericórdia de Ourique.
12h59 - sexta, 18/09/2020
Tornado causa muitos
estragos em várias zonas
da cidade de Beja
Um tornado, acompanhado de precipitação intensa, derrubou mais de uma centena de árvores e causou fortes estragos, sobretudo em viaturas, na cidade de Beja durante a manhã desta sexta-feira, 18 de Setembro.
10h52 - sexta, 18/09/2020
Despiste fere com
gravidade comandante dos
Bombeiros de Odemira
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira ficou ferido com gravidade nesta sexta-feira, 18, na sequência do despiste de uma viatura da coprporação perto de Boavista dos Pinheiros, tendo sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital do Barlavento, em Portimão.
10h00 - sexta, 18/09/2020
Conselho Directivo da ANAFRE
reúne na vila de Beringel
O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) realiza nesta sexta-feira, 18, uma reunião descentralizada no Centro Cultural de Beringel, no concelho de Beja.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial