07h00 - quarta, 06/11/2019

CAO da Cercicoa nos
Grandaços quase a abrir

CAO da Cercicoa nos Grandaços quase a abrir

A Cercicoa, que em Outubro assinalou 40 anos de existência, prevê abrir, até final deste mês de Novembro, o seu novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), instalado na aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique.
O novo CAO dos Grandaços resulta de uma parceria entre a Cercicoa e a Câmara de Ourique, sendo que para o efeito foi adaptado o Centro de Convívio da aldeia. O investimento está avaliado em 64 mil euros e é financiado em 85% pela União Europeia, estando prevista a criação de quatro novos postos de trabalho.
A nova resposta irá apoiar uma dezena de jovens e adultos com deficiência grave ou profunda, promovendo a sua valorização pessoal e integração social através das artes, permitindo igualmente o desenvolvimento possível das suas capacidades.
"Vai ser um espaço que, tendencialmente, deverá especializar-se em artes plásticas. Vamos lá ter uma espécie de atelier gigante, onde as pessoas possam trabalhar desde a pintura à escultura. Esse é o nosso objectivo, além da componente de recuperação", justifica o presidente da Cercicoa, que destaca ainda outra mais-valia desta nova resposta: a descentralização de serviços.
"É muito importante descentralizar serviços para reduzir percursos, pois temos pessoas que vêm do concelho de Odemira e ir e vir todos os dias é desgastante… Por isso, há alguns anos que temos vindo a trabalhar no sentido de reduzir estas distâncias e de criar estruturas intermédias", observa António Matias.
A par da abertura do CAO dos Grandaços, a Cercicoa tem mais projectos "em marcha". Em Ourique está para breve o arranque das obras de adaptação de um imóvel municipal em lar-residencial, empreitada da responsabilidade da autarquia local.
Em Castro Verde deve avançar, ainda neste ano de 2019, a construção de duas residências-autónomas em dois lotes de terreno cedidos pela Câmara Municipal.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Três detidos por
tráfico em Beja
A GNR deteve nesta quarta-feira, 22, em, Beja, três homens, com idades entre os 24 e os 34 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Autarcas reúnem com
presidente da ANACOM
Os autarcas do distrito de Beja reúnem nesta sexta-feira, 24, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o presidente da ANACOM-Autoridade Nacional de Comunicações.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial