07h00 - segunda, 04/11/2019

José Duarte Albino: médico, gestor e muito mais!

José Duarte Albino: médico, gestor e muito mais!

Apesar de ter passado 55 anos como presidente da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar, José Duarte Albino só foi gestor executivo a tempo inteiro no banco a partir de 2004.
Médico veterinário de formação, trabalhou como liberal nessa área durante muitos anos, até que em 1977 entrou para o Ministério da Agricultura, liderando então a Comissão Transitória dos Perímetros de Rega do Roxo e Odivelas. "E passado pouco tempo fui nomeado para chefiar a Zona Agrária de Aljustrel. No âmbito destas funções ajudei a formar o ADS (Associação de Defesa Sanitária) do Campo Branco e os serviços continuaram a apoiar a associação", recorda ao "CA".
A par da actividade profissional, José Duarte Albino sempre esteve ligado ao movimento associativo em Aljustrel, tendo exercido cargos em instituições como a Cooperativa Agrícola do Roxo ou a Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, em Messejana. O futebol é outra das suas paixões, daí que tenha presidido ao Mineiro Aljustrelense durante 24 anos. "Fui o primeiro presidente do Mineiro sem ser empregado da mina", observa.
Ao mesmo tempo, continua, "fui sempre um conciliador, de maneira que até me chamavam para resolver problemas familiares. E ainda me chamam! Sempre fui assim na minha vida, pois os meus pais sempre me ensinaram que não devíamos escolher os amigos em função do dinheiro, da religião ou da política".
Tudo isto levou José Duarte Albino a ser distinguido com a Medalha de Honra Dourada do Município de Aljustrel, que recebeu com muito orgulho. Foi ainda sócio-fundador, dirigente e distinguido como sócio-honorário da Cooperativa Hortofrutícola do Roxo, sócio honorário do Mineiro Aljustrelense e também sócio de honra da Associação de Agricultores do Campo Branco. O mesmo não sucedeu com os convites que lhe endereçaram para entrar na vida política. "Nunca quis. Nem antes do 25 de Abril, nem depois do 25 de Abril: nunca aceitei qualquer cargo político", confidencia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Três detidos por
tráfico em Beja
A GNR deteve nesta quarta-feira, 22, em, Beja, três homens, com idades entre os 24 e os 34 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Autarcas reúnem com
presidente da ANACOM
Os autarcas do distrito de Beja reúnem nesta sexta-feira, 24, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o presidente da ANACOM-Autoridade Nacional de Comunicações.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial