07h00 - sábado, 26/10/2019

Beja inaugura centro
interpretativo do cante

Beja inaugura centro interpretativo do cante

A Câmara de Beja inaugura neste sábado, 26, pelas 17h30, no Centro UNESCO, o Centro Interpretativo d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria/ Sala do Cante e da Viola Campaniça. A cerimónia marca o arranque do programa comemorativo do quinto aniversário da classificação do cante alentejano como património imaterial da Humanidade.
De acordo com a autarquia, o novo espaço, além de contar um pouco da histórica do cante e da viola campaniça, permitirá, através da mesa interactiva "MPGDP", "navegar pelos mais de três mil vídeos gravados por Tiago Pereira desde 2011, com destaque óbvio para o repertório de música tradicional do concelho de Beja".
A iniciativa contará com a presença, como convidados, de José Francisco Colaço Guerreiro (da Cortiçol/ Castro Verde) e de Tiago Pereira (do projecto "A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria"), além de dos grupos corais da Cabeça Gorda e "Estrelas do Alentejo".
As comemorações continuam no mês de Novembro, primeiro no dia 23, com o debate "Vozes do Cante: O cancioneiro e o futuro" (17h30). E depois no dia 27, com a iniciativa "Cante ao Entardecer", onde vários grupos do concelho vão cantar em locais públicos da cidade.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - sábado, 16/11/2019
José Carlos Albino
lança novo livro
José Carlos Albino, fundador da cooperativa Esdime, com sede em Messejana, apresenta neste sábado, 16, em Liosboa, o seu novo livro de poesia, intitulado Na corda do tempo.
10h00 - sábado, 16/11/2019
Odemira apresenta livro
de contos sobre igualdade
O auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, na vila de Odemira, recebe neste sábado, 16, pelas 16h00, a apresentação do livro de contos Uma ponte para a Igualdade.
07h00 - sexta, 15/11/2019
Congresso em Beja
para debater Soror
Mariana Alcoforado
Perto de meia centena de participantes, oriundos de sete países, vão estar neste fim-de-semana, 15 a 17 de Novembro, em Beja, para a primeira edição do "3,5C-Congresso Internacional Mariana Alcoforado", dedicado a Soror Mariana Alcoforado.
07h00 - sexta, 08/11/2019
"Cante à Mesa"
na vila de Aljustrel
Cante alentejano e pratos tradicionais: é esta a "ementa" proposta em diversos restaurantes de Aljustrel ao longo deste fim-de-semana, com a realização da quarta edição da iniciativa "Cante à Mesa".
07h00 - sexta, 18/10/2019
"Feira de Castro é uma bandeira do concelho"
O vice-presidente da Câmara de Castro Verde, David Marques, garante ao "CA" que valorização da Feira de Castro tem sido uma das apostas do actual executivo, considerando que o evento continua a ser um momento "de reencontro dos castrenses".

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial