07h00 - sexta, 20/09/2019

FAABA e PSD criticam
Universidade de Coimbra

FAABA e PSD criticam Universidade de Coimbra

A decisão da Universidade de Coimbra (UC) de retirar a carne de vaca da ementa das suas cantinas a partir de 2020 continua a dar que falar no Baixo Alentejo, com muitas críticas por parte de agricultores e do cabeça-de-lista do PSD.
Em comunicado enviado ao "CA", a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) diz ter recebido a posição da UC com "profunda indignação", considerando que as "declarações infundadas e alarmistas" do reitor sobre a emergência climática do momento "colocam em causa o desenvolvimento do sector agrícola no seu todo, a sua rentabilidade, o equilíbrio do espaço rural, a produção nacional e a soberania alimentar do país".
"A emergência climática é uma questão científica mas é também política. E pode tornar-se uma emergência social se não forem criados mecanismos que combatam a falácia e a desinformação", sublinha a FAABA, lembrando que "há evidência científica que demonstra os benefícios ambientais e sociais da actividade agrícola no combate à desertificação, ao despovoamento rural e à promoção da biodiversidade nos nossos eco-sistemas".
"Por outro lado, há reconhecidas organizações internacionais a demonstrar que o consumo adequado de carne é benéfico para a saúde", continua a FAABA, que pede "honestidade intelectual" à UC e também critica as declarações públicas do primeiro-ministro sobre o tema. "O primeiro-ministro, mesmo enquanto candidato, deveria defender um sector tão importante e tão relevante em termos económicos, ambientais e sociais como é a pecuária nacional", rematam os agricultores.
Igualmente crítica da decisão da UC é o candidato do PSD em Beja nas Legislativas de 2019. Para Henrique Silvestre Ferreira, é "inadmissível que uma universidade sustentada por todos nós esteja a promover-se no mercado global com meias verdades alarmistas e 'politicamente correctas'".
"Acho inadmissível que uma universidade corte num nutriente sem revelar que outro nutriente o vai substituir. Será que pretende substituir a carne de vaca por cereais, cuja produção tem de ser importada, continuando a aumentar-se a pegada ecológica?", questiona o cabeça-de-lista laranja em comunicado enviado ao "CA".
Ao mesmo tempo, Henrique Silvestre Ferreira pretende ainda saber, entre outras questões, se o ministro da Agricultura "falará ao país sobre o assunto", "reporá a verdade sobre as produções animais e as produções alternativas" e "trabalhará para que o alarmismo não leve outras escolas a abolir carne de vaca".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/01/2020
Feira do Porco 2020
com inscrições abertas
A Câmara de Ourique tem abertas, até 18 de Fevereiro, as inscrições para os stands da edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano, considerado um dos "mais sólidos e participados" eventos económicos e de lazer do Baixo Alentejo.
09h00 - domingo, 19/01/2020
Vinhos do Alentejo
aumentam vendas em 2019
O Alentejo colocou no mercado um volume correspondente a 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC Alentejo e Regional Alentejano em 2019, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.
07h00 - quinta, 16/01/2020
Esdime com candidaturas
abertas no DLBC/Leader
A cooperativa Esdime, com sede em Messejana, têm abertas até 6 de Março as candidaturas para quatro concursos, no âmbito do instrumento DLBC/LEADER, para a "Implementação de Estratégias".
07h00 - quarta, 15/01/2020
Novas áreas empresariais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel já aprovou as propostas de delimitação e fundamentação das Unidades de Execução das novas Áreas Empresariais de Aljustrel, São João de Negrilhos e Ervidel, seguindo-se agora o período de discussão pública.
07h00 - terça, 14/01/2020
Olivicultores do Sul
com ambientalistas
A Olivum-Associação de Olivicultores do Sul iniciou na passada semana uma série de contactos com vários agentes, com o objetivo de mostrar as "práticas sustentáveis e de defesa do ambiente" no olival moderno.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial