07h00 - segunda, 16/09/2019

Beja assinala
Semana da Mobilidade

Beja assinala Semana da Mobilidade

A Câmara de Beja promove a partir desta segunda-feira, 16 de Setembro, uma série de actividades no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada ao tema "Caminha connosco".
A iniciativa, que se prolonga até domingo, 22, visa "contribuir para reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objectivos fixados pelo Acordo de Paris", sublinha fonte municipal.
Em Beja a Semana Europeia da Mobilidade começa com um simulacro de incêndio no parque subterrâneo da Avenida Miguel Fernandes, pelas 10h00 desta segunda-feira, 16. À tarde, pelas 14h30, a equipa do projecto "Com_Vida" promove em Mombeja a iniciativa "Caminha Connosco", alertando para os benefícios de andar a pé.
Na terça-feira, 17, às 10h00, terá lugar o "Peddy Paper de Acessibilidades" junto ao castelo de Beja, enquanto de tarde a equipa do projecto "Com_Vida" desafia a população de Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves, Albernoa e Vila Azedo a caminhar.
As "Leituras em movimento", de Gisela Cañamero e Luzia Paramés, vão animar as Urbanas de Beja na quinta-feira, 19. Nesse dia, logo às 9h00, terá lugar a já habitual "Eco-caminhada-Rota Eco-Escolas", com partida do Politécnico de Beja e chegada à Praça da República, onde estará uma exposição de veículos "amigos do ambiente" e poderá assistir às muitas demonstrações desportivas e culturais ou participar no "Circuito Reciclagem e Compostagem doméstica". Ao fim da tarde, pelas 18h00, terá lugar na Praça da República um momento musical que antecede a partida do "Light Run Notcurno", agendado para as 19h30.
No largo do Museu Regional de Beja e no Largo do Lidador os mais novos poderão participar em diversas atividades de prevenção rodoviária, sessões de contos, jogos tradicionais e um "Peddy Paper à Descoberta do Castelo".
A terminar a semana, na sexta-feira, 20, pelas 10h00, as escolas são convidadas a participar no passeio "A minha bicicleta na cidade", com concentração junto ao Parque da Cidade, em Beja. E no sábado, 21, pelas 9h30, na Praça da República, a Associação Alémemória promove o "Passeio da Memória".
Paralelamente a tudo isto, e ao longo da semana, vários locais da cidade terão patente uma exposição de projectos do Município de Beja integrados no projecto "Beja Antiga", onde se propõe a melhoria das acessibilidades.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 27/05/2020
Câmara de Beja assegura
transporte de alunos das freguesias
A Câmara de Beja vai garantir o transporte gratuito dos alunos dos 11º e 12º anos das freguesias rurais onde habitam até à cidade (e vice-versa), para que possam assistir às aulas presenciais até final do presente ano lectivo.
07h00 - quarta, 27/05/2020
Homem mata
colega de casa com
faca em Beja
A PSP de Beja deteve nesta terça-feira, 26, um homem, de 59 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio de um outro homem, de 63 anos, com quem vivia numa habitação na cidade.
07h00 - quarta, 27/05/2020
PCP e BE pedem
audições sobre
fábrica das Fortes
Os grupos parlamentares do PCP e do Bloco do Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República pedidos de audição parlamentar sobre a poluição que afecta a aldeia de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, devido à fábrica de bagaço de azeitona da AZPO.
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.
07h00 - terça, 26/05/2020
Freguesia de S. Luís
com falta de médicos
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial