07h00 - terça, 20/08/2019

CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito

CEBAL garante doutoramento a três jovens do distrito

Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
De acordo com fonte oficial do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, "estas bolsas possibilitarão aos três investigadores do CEBAL a continuidade dos seus trabalhos que incidem sobre a valorização de recursos endógenos abundantes na região, a esteva e o cardo".
O CEBAL acrescenta que no estudo com a esteva "serão explorados os mecanismos de acção de taninos condensados na dieta para melhorar o estado antioxidante dos ruminantes e a qualidade dos seus produtos", num trabalho em parceria com o Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
No caso do cardo, os dois trabalhos de investigação serão focados no estudo de marcadores genéticos associados a características bioquímicas de interesse em populações portuguesas (parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), e no desenvolvimento de soluções bio-tecnológicas para valorização deste produto como recurso natural para uma agricultura sustentável (parceria com o Instituto de Investigación en Biomoléculas da Universidade de Cádiz e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Elvas).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 28/02/2020
EDIA lança "Anuário
Agrícola de Alqueva 2019"
A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) já tem disponível, no seu site, o "Anuário Agrícola de Alqueva de 2019", que visa uxiliar agricultores e investidores a desenvolverem actividades agrícolas sustentáveis.
07h00 - sexta, 28/02/2020
Mineiro Aljustrelense
suspende guarda-redes
A Direcção do Mineiro Aljustrelense anunciou nessa quinta-feira, 27 de Fevereiro, que o guarda-redes Fábio Reis, um dos capitães da sua equipa sénior, se encontra suspenso de toda a actividade do clube.
07h00 - quinta, 27/02/2020
Câmara de Mértola
investe em viaturas
A Câmara de Mértola acaba de adquirir oito novas viaturas, todas com diferentes funcionalidades, num investimento municipal que ascende aos 238 mil euros, revela ao "CA" fonte da autarquia.
07h00 - quinta, 27/02/2020
Câmara de Aljustrel
atribui bolsas de estudo
São 23 os alunos do concelho de Aljustrel que frequentam o ensino superior que vão ser apoiados pela Câmara Municipal local no presente ano lectivo de 2019-2020, através de bolsas de estudo.
07h00 - quarta, 26/02/2020
Candidatos no PS
revelam mandatários
Hélder Guerreiro e Nelson Brito, candidatos às eleições para presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS, agendadas para 14 de Março, apresentaram nos últimos dias os mandatários das respectivas candidaturas.

Data: 21/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial