07h00 - quarta, 07/08/2019

Bispo de Beja anuncia novas nomeações

Bispo de Beja anuncia novas nomeações

O bispo de Beja acaba de anunciar as nomeações para o próximo ano pastoral na Diocese de Beja, assim como as novas organizações dos arciprestados de Almodôvar, Beja, Cuba, Moura, Odemira e Santiago do Cacém.
De acordo com uma nota publicada por D. João Marcos no sítio oficial da Diocese de Beja na Internet, o padre Jomy John foi nomeado pároco in solidum da Paróquia de Almodôvar e anexas, enquanto o padre Luís Dinis Macuinja é o novo pároco de Aljustrel e de São João de Negrilhos.
Já o padre José Manuel Bravo foi nomeado pároco de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel e Estrela, ao passo que o padre Carlos Sepúlveda Escobar é o novo pároco de Sobral da Adiça, mantendo-se em Barrancos e Santo Aleixo da Restauração. Por sua vez, o padre Abílio Raposo vai manter-se em funções em Melides e no Vicariato do Carvalhal, onde será coadjuvado por Francisco Molho, que será ordenado diácono a 28 de Setembro.
Entre os diáconos, D. João Marcos decidiu nomear Fernando Teixeira Guerreiro como colaborador na Paróquia de Santa Clara-a-Nova e Almodôvar, enquanto António José Coelho passa a membro do Secretariado Diocesano de Liturgia e colaborador ao serviço da Catedral e na paróquia de São João Baptista de Beja.
Carlos Taveira Prazeres foi nomeado colaborador nas paróquias de Cuba e anexas e Manuel França passará a ser colaborador nas paróquias de Moura e Santo Amador.
Relativamente aos serviços diocesanos, o Secretariado Diocesano de Educação Cristã vai ter como directora Maria Conceição Matos, ao passo que a coordenação do Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil será assumido por Francisco Molho, que contará na equipa diocesana com Caetana Batista, Celso Reis, Francisco Patanita, irmã Isabel Faustino Balbino, Joana Silva dos Santos e Nádia Isabel Canotilho.
A Pastoral Vocacional ficará a cargo do padre Francisco Encarnação e a Pastoral do Ensino Superior do padre Pedro Luís Rodrigues, enquanto o Departamento de Catequese da Infância e da Adolescência e o Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (básico e secundário) serão coordenados, respectivamente, pela irmã Helena Lampreia e por Jorge Mata e Noélia Lima. Finalmente, a capelania do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz (Grândola) será entregue ao padre Francisco Molho.
"É, certamente, uma graça do Senhor para aqueles que agora mudais, e também para os que começais agora a exercer o ministério da diaconia do Senhor nas paróquias. Ides em Seu nome, ides para lhe dar visibilidade e para realizardes as Suas mesmas obras de salvação" escreveu D. João Marcos na nota onde anuncia as nomeações.
Além destas mudanças, o novo ano pastoral trará também uma reorganização dos arciprestados, com o Arciprestado de Almodôvar a abranger os concelhos de Almodôvar, Aljustrel, Castro Verde, Mértola e Ourique. O Arciprestado de Beja engloba apenas o concelho de Beja, ao passo que os concelhos de Cuba, Alvito, Ferreira do Alentejo e Vidigueira passam a integrar o Arciprestado de Cuba.
Já o Arciprestado de Moura conta com os concelhos de Moura, Barrancos e Serpa, enquanto o Arciprestado de Odemira integra o concelho de Odemira e a freguesia do Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém). Finalmente, o Arciprestado de Santiago do Cacém abrange os concelhos de Santiago do Cacém, Grândola e Sines.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial