07h00 - terça, 06/08/2019

ULSBA e Fundação La Caixa apoiam
pessoas com doenças avançadas

ULSBA e Fundação La Caixa apoiam pessoas com doenças avançadas

Um total de 223 pessoas com doenças avançadas (e 318 familiares) foram apoiadas nos últimos meses pela Fundação La Caixa e pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas.
De acordo com os responsáveis pelo projecto, a iniciativa tem a colaboração do Ministério da Saúde e actua na área dos cuidados paliativos, visando complementar a acção dos serviços públicos de saúde e centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.
"Um marco deste programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psico-social (EAPS), executado com grande sucesso há 10 anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal", adianta a Fundação La Caixa em comunicado enviado ao "CA".
Segundo a mesma fonte, "estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"O programa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", diz a Fundação, explicando que em Portugal foram seleccionadas 10 equipas de apoio psico-social, "integradas em equipas de cuidados paliativos e distribuídas por diferentes regiões do país".
A Fundação La Caixa nota igualmente que o programa contempla também "o apoio à qualificação profissional de médicos em cuidados paliativos e apoio a associações para implementação de projectos de sensibilização pública e promoção de apoio no processo de doença e de luto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial