17h55 - quinta, 25/07/2019

PédeXumbo lança novo livro

PédeXumbo lança novo livro

A associação PédeXumbo apresenta nesta quinta-feira, 25 de Julho, o livro Ao toque da flaita no concelho de Castro Verde, da autoria de Paulo Nascimento e Marta Guerreiro e integrado na colecção "Para Conhecer e Fazer".
A obra é apresentada a partir das 22h0, no programa "Património", da Rádio Castrense.
Fonte da associação explica que a obra "tem como tema central a flaita (ou gaita), denominação usada em todo o Alentejo para a harmónica ou gaita de beiços". "Os textos nela contidos são fruto de conversas e entrevistas realizadas a tocadores do concelho de Castro Verde", acrescenta.
Com esta edição a PédeXumbo pretende "valorizar e divulgar um instrumento que em tempos foi muito popular, marcando presença regular em festas, arraiais e bailes por todo o país".
As primeiras três edições desta colecção foram sobre os temas "Mastros Tradicionais", "Adufes e Pandeiros", e "Instrumentos Musicais Singelos: Aerofones de Palheta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - sábado, 07/12/2019
"Odemira Creative
Market" neste sábado
O Mercado Municipal de Odemira recebe neste sábado, 7, o melhor que se faz no concelho, através do "Odemira Creative Market", que contará com artesanato, gastronomia, produtos locais, arte, joalharia, cerâmica, decoração, produtos de autor e muito mais.
10h00 - quarta, 27/11/2019
Cante celebrado
no Baixo Alentejo
Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
07h00 - sexta, 22/11/2019
Sabores da serra
em São Barnabé
A promoção dos principais produtos endógenos típicos da serra do Caldeirão é o grande objectivo da 13ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho, que a Câmara de Almodôvar promove neste fim-de-semana, 23 e 24, na pitoresca aldeia de São Barnabé.
07h00 - sexta, 22/11/2019
Ervidel dá a provar
o vinho da talha
Agora que o frio parece ter chegado para ficar, é tempo de abrir as talhas e provar o vinho novo, "tradição" que será novamente cumprida na vila de Ervidel, no concelho de Aljustrel, que neste fim-de-semana, 23 e 24 de Novembro, recebe a 18ª edição da "Vin&Cultura".
07h00 - quarta, 20/11/2019
Adriana Calcanhotto
abre festival em Beja
O concerto da cantora brasileira Adriana Calcanhotto abre nesta quarta-feira, 20, a primeira edição do Festival das Marias-Festival Internacional de Artes no Feminino, que vai decorrer em Beja e em mais cinco localidades do Alentejo.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial