07h00 - quarta, 22/05/2019

EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens

EMAS Beja dinamiza Mini-OP entre jovens

Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja. O processo decorre até à próxima sexta-feira, 24 de Maio, através da página da empresa na rede social Facebook, sendo que o projecto vencedor será apoiado com uma verba de 1500 euros para a sua concretização.
Em declarações ao "CA", o administrador-executivo da EMAS de Beja frisa que é a primeira vez que uma empresa municipal "toma esta iniciativa" de promover um orçamento participativo, considerando que este acaba por "intensificar" algum do trabalho que tem vindo a ser realizado pela instituição.
"Acabamos por cumprir três objectivos: por um lado, estimulamos os mais novos nestas temáticas da área da sensibilização ambiental que costumamos trabalhar. Depois cumprimos o objectivo de fomentar a participação público. E também aquilo que para nós é importante, que é aproximar os dois lados! No fundo, os miúdos saem da escola e a comunidade vai à escola", observa com satisfação Rui Marreiros.
Este responsável admite que as expectativas da EMAS de Beja relativamente à iniciativa "são muitas e a fasquia é alta". "Os projectos que foram apresentados são todos bastante interessantes e vamos, se calhar, ter um problema, que é alguns não ganharem. Mas na verdade ganhamos todos", reforça o gestor.
A primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo" da EMAS de Beja tem seis projectos em votação, dois dos quais apresentados por jovens do Centro Paroquial e Social do Salvador.
Um deles intitula-se "Dos restos no prato ao verde ambiente", apresentado por um grupo de 40 crianças e pré-adolescentes pertencentes ao CATL e visa a utilização dos resíduos orgânicos produzidos na cozinha para transformar e melhorar a qualidade da terra da horta e jardim da instituição. O outro projecto, designado "Nem micro nem macro, plástico não obrigado!", foi apresentado pelas crianças finalistas do pré-escolar e tem com o objectivo a aquisição de materiais para os laboratórios do Centro.
Já os alunos da Escola Básica 1 e Jardim-de-Infância de São Matias apresentaram o projecto "Uso eficiente da água associada à missão 'Plástico Zero'", que pretende a abolição das garrafas de plástico na escola e a instalação de bebedouros com ligação à rede.
"Menos plástico melhor ambiente" é o projecto das crianças do Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, que passa por "reduzir ao máximo" o uso de plástico na instituição, estando previsto que no início do ano lectivo 2019-2020 sejam substituidos os pratos e os copos actuais por pratos e copos de loiça.
Finalmente, o Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem também dois projectos em votação: "Uma inovação a partir de uma tradição", apresentado pela turma E do 6º ano, que visa reduzir a utilização de plástico nas idas à padaria com recurso aos tradicionais talegos; e "ABC Eco", proposto pelos alunos do Centro Escolar de São João Batista e que consiste na criação de um espaço de divulgação, sensibilização e (in)formação sobre questões ambientais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
13h34 - terça, 18/06/2019
Detido pela GNR por lenocínio no concelho de Ourique
Um homem de 59 anos vai aguardar julgamento em prisão preventiva, depois de ter sido detido pela GNR no concelho de Ourique pela alegada prática dos crimes de lenocínio, auxílio à imigração ilegal, detenção de arma proibida, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.
07h00 - terça, 18/06/2019
Acidente causa ferido
grave na mina de Aljustrel
O rebentamento de uma conduta de ar comprimido na lavaria da mina de Aljustrel causou ferimentos graves a um trabalhador de 32 anos na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho.
07h00 - terça, 18/06/2019
Incêndios nos concelhos
de Almodôvar e Castro
Dois incêndios queimaram na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho, vários hectares de floresta e de pasto nos concelhos de Almodôvar e de Castro Verde.
07h00 - terça, 18/06/2019
Teatro para seniores
na vila de Aljustrel
O Cine Oriental, em Aljustrel, recebe nesta terça-feira, 18 de Junho, pelas 15h00, a peça de teatro "A minha avó é uma comédia!", interpretada pela Associação Cultural Cri'Arte e apresentada no âmbito das Jornadas do Envelhecimento + Activo 2019.
07h00 - terça, 18/06/2019
Câmara de Ferreira do Alentejo
lança novo Programa de
Responsabilidade Social
Distinguir anualmente as empresas que promovam práticas sociais e ambientais responsáveis no concelho é o objectivo do novo Programa de Responsabilidade Social da Câmara de Ferreira do Alentejo.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial