07h00 - segunda, 13/05/2019

Deputado do PS contra
"fundamentalismo ambiental"

Deputado do PS contra "fundamentalismo ambiental"

O deputado do PS eleito por Beja espera que o "fundamentalismo ambiental" não venha a colocar entraves ao alargamento do regadio do Alqueva e à ligação do Roxo à barragem do Monte da Rocha, investimentos que considera estruturantes e fundamentais para "dar futuro à região".
Em comunicado enviado ao "CA", Pedro do Carmo lembra que o "Baixo Alentejo sempre viveu num equilíbrio frágil entre a vivência e a sobrevivência", tendo o Alqueva possibilitado "um renovado impulso de desenvolvimento, de oportunidades e de projecção do território como espaço de futuro".
"Tem sido bom para as pessoas e bom para o território, pelas dinâmicas existentes, não isentas de riscos", acrescenta o deputado socialista.
Para Pedro do Carmo, "o projecto de alargamento da área de regadio do Alqueva com novos blocos de rega e a extensão a sul do Baixo Alentejo, com a ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha, é um investimento vital para as pessoas, para o esforço de fixação da povoação, para a criação de oportunidade de emprego, para a dinamização das economias locais e para a sustentabilidade do abastecimento de água, num quadro de evidentes alterações climáticas".
"Qualquer entrave ambiental a um projecto tão relevante para as pessoas e para o território do interior e do sul do Baixo Alentejo só pode ser visto como um ataque desproporcionado ao direito que temos em querer viver, trabalhar, estudar e permanecer num espaço com sentido de futuro", acrescenta o eleito do PS, que remata: "Era só o que faltava que um fundamentalismo ambiental, sem sintonia com a realidade, pudesse colocar obstáculos à concretização de um projecto vital".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 25/05/2019
Encontro anual da
ASSESTA em Ourique
A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, recebe durante este sábado, 25 de Maio, o encontro anual de autores da ASSESTA-Associação de Escritores do Alentejo, que visa a "promoção, a defesa e a valorização da literatura e da identidade e diversidade cultural da região".
07h00 - sábado, 25/05/2019
Concelho de Odemira
recebe "Terras Sem Sombra"
Música, património e biodiversidade: são estes os principais ingredientes da edição de 2019 do festival "Terras Sem Sombra", que passa neste fim-de-semana, 25 e 26 de Maio, pela freguesia de São Martinho das Amoreiras (Odemira).
07h00 - sexta, 24/05/2019
Feira dos Saberes
em Santana da Serra
A Junta de Freguesia de Santana da Serra e a Câmara de Ourique promovem neste fim-de-semana, 24 a 26 de Maio, a XIX Feira dos Saberes e dos Sabores, que visa promover os produtos e as potencialidades do Mundo Rural.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Festas de Castro
com cartaz "fechado"
Os concertos de Miguel Araújo, Boss AC e Sonido Andaluz e o "reencontro" dos Zaranza, antiga banda de baile de Castro Verde, são os destaques das edição de 2019 das Festas de Castro, agendadas para o último fim-de-semana de Junho (28 a 30).
07h00 - quinta, 23/05/2019
Beja regressa à
época dos romanos
A cidade de Beja vai regressar nos próximos três dias à época da "Pax Julia", através da sexta edição do Festival "Beja Romana", promovido pela Câmara Municipal entre esta quinta-feira e sábado, 23 a 25 de Maio.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial