07h00 - quinta, 09/05/2019

Futuro do
interior debatido
em Aljustrel

Futuro do interior debatido em Aljustrel

Que futuro pode estar reservado ao interior e aos territórios de baixa densidade? Esta será uma das questões centrais durante a quarta edição das Conferências de Aljustrel, que decorrem na "vila mineira" nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de Maio. Serão dois dias de debate promovidos pela Câmara Municipal local, que contarão com a presença de diversas especialistas e dois governantes: os secretários de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior, Carlos Miguel e João Paulo Catarino, respectivamente.
Para o presidente da autarquia aljustrelense, é essencial pensar o território e, por isso mesmo, as Conferências de Aljustrel "são um ponto forte de reflexão daquilo que são as características que um território como Aljustrel, que é precisamente do interior do país, pode ambicionar".
Nesse sentido, Nelson Brito destaca a presença do Governo no evento. "Não só para perceber que trajecto quer este Governo para o interior do país, mas também [para ficar saber] que ambição podemos nós demonstrar. Pois há uma parte da solução que tem de ser patrocinada pelos próprios alentejanos e pelos próprios habitantes do interior do país", vinca o autarca, observando aquela que é a grande meta da iniciativa: "Queremos que o interior do país seja cada vez mais atractivo".
O presidente da Câmara de Aljustrel nota ainda que durantes as conferências serão igualmente debatidas questões relacionados com um desígnio chamado Regionalização. Tentaremos perceber "que regionalização queremos para o país? Que regionalização é possível para o país? E que regionalização resolve, sobretudo, os problemas do interior do país?", afirma.
Tudo isto, reforça Nelson Brito, "para que cada vez mais possamos ter um território atractivo, competitivo e que venha a cumprir uma coisa que tantas vezes temos dito aqui em Aljustrel, que é a potencialidade de captarmos investimento no sentido de criação de emprego e de distribuição de riqueza, para fixar pessoas".
As IV Conferências de Aljustrel vão decorrer no Cine Oriental, sob o tema "Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional", sendo que o debate propriamente dito vai ocorrer durante a quinta-feira, 9 de Maio, a partir das 9h30.
No primeiro painel, "A Descentralização de Competências para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade", vão estar à conversa o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, e o historiador e jornalista Rui Tavares.
De tarde, pelas 14h30, tem lugar o painel "Programas Nacionais de Desenvolvimento para um País Diverso", com o secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Bernardo Fernandes, e o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, José Alberto Fernandes.
A conferência de encerramento da iniciativa será proferida pela investigadora Helena Freitas.
As IV Conferências de Aljustrel continuam na sexta-feira, 10 de Maio, com visitas ao Parque Mineiro de Aljustrel e ao Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, assim como uma degustação de produtos locais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
Equipamentos entregues
aos Bombeiros de Aljustrel
A comissão organizadora de eventos da Associação Humanitária de Bombeiros de Aljustrel (AHBVA) promove nesta sexta-feira, 16, pelas 19h00, uma sessão de apresentação e entrega dos equipamentos adquiridos com as verbas resultantes dos eventos realizados.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Exército Português coloca
atrelado-cisterna em Ourique
O Estado-Maior-General das Forças Armadas, através do Exército Português, pré-posicionou em Ourique um atrelado-cisterna e respectiva guarnição, constituída por militares do Exército.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Leonor Dargent
candidata pelo
Iniciativa Liberal
A jovem advogada Leonor Dargent é a cabeça-de-lista do partido Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito de Beja nas eleições Legislativas agendadas para o próximo dia 6 de Outubro.
07h00 - segunda, 12/08/2019
Cercicoa promove
vida independente
Um serviço que pretende chegar às pessoas "que mais dele necessitam", "diferenciador" e que garanta o exercício dos "direitos de cidadania" dos seus beneficiários: é desta forma que o presidente da Cercicoa "apresenta" o novo Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da instituição.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial