07h00 - sexta, 03/05/2019

Mineiro Aljustrelense:
um campeão anunciado!

Mineiro Aljustrelense: um campeão anunciado!

Houvesse apostas no futebol distrital e seriam muitos a recolher "frutos" com a conquista do título distrital de Beja em 2018-2019 por parte da formação do Mineiro Aljustrelense.
É certo que a "odd" não seria das mais elevadas, mas seguramente que a grande maioria teria previsto este desfecho de temporada para a equipa que, desde o primeiro dia, assumiu a sua vontade de vencer o campeonato distrital da 1ª divisão e regressar aos nacionais. O título (e a subida) foi confirmado a cinco jornadas do final, mas a equipa técnica liderada por João Candeias refuta a ideia de que esta tenha sido uma caminhada fácil e tranquila.
"Não foi nada disso, ao contrário do que toda a gente quer fazer parecer", observa ao "CA" João Candeias, 33 anos, ladeado pelos adjuntos Diogo Rosado, João Pires e Nico. "Tivemos que trabalhar muito e o ganhar é uma consequência do nosso trabalho", frisa o jovem técnico, lembrando que, domingo após domingo, todos os adversários se galvanizavam por jogar com o Mineiro Aljustrelense.
"Por isso tentámos incutir nos jogadores a vontade de eles se superarem a si próprios. E eles têm dado uma boa resposta", acrescenta João Candeias, numa ideia complementada por Diogo Rosado. "Eles são campeões por natureza! São jogadores de enorme carácter, de enorme querer e que, acima de tudo, gostam muito e respeitam muito o Mineiro. Isso tem sido o grande trunfo desta época", diz o adjunto.
A superioridade do Mineiro Aljustrelense ao longo da época tem sido evidente e os números reflectem isso mesmo: em 17 jogos realizados a equipa soma 14 vitórias e apenas três empates, tendo o melhor ataque (50 golos marcados) e a melhor defesa (10 golos sofridos). Ainda assim, nem tudo foi um "mar de rosas" durante a temporada.
"Um dos momentos marcantes foi a resposta da equipa à perda da Taça de Honra", recorda o adjunto João Pires. Essa derrota "serviu-nos de 'abre-olhos'. Porque a camisola do Mineiro é a mais bonita do distrito, mas isso não chega para ganhar jogos. Temos de fazer pela vida", acrescenta João Candeias.
Agora que já é campeão o Mineiro Aljustrelense tem ainda outros objectivos em mente. Desde logo, chegar à final da Taça do Distrito de Beja, disputando essa vaga com o Milfontes nas meias-finais agendadas para o próximo dia 12 de Maio. "Esse pedido nem é necessário fazer [aos jogadores], pois quando se está no Mineiro temos de jogar para ganhar todas as competições. É uma mística que está aqui incutida e ser mineiro tem de ser jogar para ganhar", diz o adjunto Diogo Rosado.
E há ainda a possibilidade de ser campeão distrital sem derrotas. "Aquilo que pedimos aos jogadores foi eles manterem a mesma identidade até ao fim, porque foi isso que os fez campeões. E se continuarem assim até ao fim, vai ser uma coisa natural. O principal objectivo foi conseguido e se conseguirmos esse extra melhor. Mas não é nenhuma obsessão nem nenhuma prioridade", garante João Candeias.
O foco do Mineiro Aljustrelense está no que ainda resta de temporada, mas o que há-de vir já está na mente dos seus responsáveis. Inclusive da equipa técnica, que admite que em 2019-2020 vai ser tudo muito mais complicado. "Não tirando o foco daquilo que ainda está em disputa – o que até seria uma falta de profissionalismo – mas é óbvio que já foi tema de conversa entre nós. Agora falta a outra parte, a da Direcção, porque sabemos que é um campeonato muito exigente, que vai exigir o dobro do trabalho. E se calhar vamos ter de ser ainda mais profissionais do que aquilo que já somos", conclui o técnico João Candeias.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 25/05/2019
Mineiro goleia em Castro
no adeus ao campeonato
O novo campeão distrital Mineiro Aljustrelense fechou o campeonato sem derrotas e com uma goleada na casa do FC Castrense, em partida antecipada da 22ª e última jornada da 1ª divisão realizada na noite desta sexta-feira, 24 de Maio.
07h00 - quinta, 23/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - terça, 21/05/2019
Almodôvar tem
nova presidente
Susana Rocha é a nova presidente do Desportivo de Almodôvar, sucedendo no cargo ao presidente interino José Francisco Encarnação, que assumiu funções após a saída de Tiago Sousa.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Mineiro Aljustrelense
recebeu faixas de campeão
e fez festa com goleada
Foi um domingo de festa em Aljustrel, com o Mineiro a receber as faixas e a taça de campeão distrital e a brindar o Piense com uma goleada à "moda antiga" na 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Carlos Sequeira
campeão europeu
Carlos Sequeira, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, acaba de garantir mais duas medalhas de ouro, conquistadas no início de Maio no Campeonato Europeu de Masters de Jiujitsu.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial