07h00 - quinta, 02/05/2019

Festas de Maio
em Amoreiras-Gare

Festas de Maio em Amoreiras-Gare

A pequena aldeia de Amoreiras-Gare (Odemira) recebe até domingo, 5 de Maio, mais uma edição das tradicionais Festas de Maio, que voltam a integrar no seu programa a XVI Feira do Interior do Concelho de Odemira.
Música, gastronomia, colóquios e exposições são alguns dos (muitos) destaques da 29ª edição do evento, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare (ADA), com os apoios da Câmara de Odemira e da Junta de São Martinho das Amoreiras, e que este ano apresenta algumas novidades no sentido de dar a conhecer aquilo que de melhor se faz na região em áreas como o artesanato, os produtos regionais, a gastronomia, a doçaria regional, a cultura popular, o cante alentejano ou o cante de improviso acompanhado da viola campaniça.
"Criámos novos espaços e um vasto programa cultural para que os nossos visitantes se sintam bem na nossa festa, permanecendo mais tempo nas Festas de Maio", revela o presidente da ADA. Paralelamente, continua João Pedro Vilhena, este ano existe também a possibilidade de visitar o certame "utilizando o comboio como meio de transporte". Para tal foi criada uma paragem na estação de Amoreiras-Odemira "que possibilita a quem vem do Sul, permanecer todo o dia em Amoreiras-Gare, com chegada às 9h49 e partida pelas 20h19".
"Com tudo isto as nossas expectativas são de mais umas grandes Festas de Maio em Amoreiras-Gare", reforça João Pedro Vilhena ao "SW".
As Festas de Maio 2019 arrancaram nesta quarta-feira, 1 de Maio, e para quinta-feira, 2 de Maio, está prevista uma tarde de convívio entre os idosos dos lares e centros de dia do concelho, enquanto ao fim da tarde está prevista a actuação do grupo "Jazz e Não Só".
Já o dia de sexta-feira, 3 de Maio, será dedicado aos mais novos, com insufláveis e outras diversões, a par da realização do colóquio "Pilares para o desenvolvimento regional" (15h00), da actuação do grupo "Falta um" (19h30), de um baile com João Paulo Cavaco (22h30) e do espectáculo com a conhecida Luciana Abreu (00h30).
O programa para sábado, 4 de Maio, inicia-se às 11h30 com a actuação da banda filarmónica de Odemira, sendo que tarde será reservada à música popular, com os grupos "Amoreirense", "Relíquias D'Outrora", "Incantus" e "Atar e Pôr ao Fumeiro" a passarem pelo palco a partir das 15h00. Pelo meio, às 16h00, tem lugar o workshop "O Mel", dinamizado pela Associação de Apicultores do Litoral Alentejano. Para a noite está prevista a actuação do Grupo Banza (22h00) e um baile com Rui Soares & Lau (23h30), seguindo-se o DJ Diamond (no final do baile).
As Festas de Maio 2019 terminam domingo, 5 de Maio, dia que começa com uma missa solene pelas 10h00 na igreja de Amoreiras-Gare. A tarde será de cante alentejano, com a presença dos grupos Coral "Vozes Femininas" de Amoreiras-Gare, de Cantares Alentejanos de Vendas Novas, da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, e Coral "Raízes do Cante" de Cuba, além dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Cante de Improviso, a partir das 15h00 no palco do salão.
Depois realiza-se o workshop "O Medronho", pela Associação Arbutus (16h00), seguindo-se mais música com as actuações do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim (18h00) e do Grupo Coral "Os Alegrias" de Vendas Novas (19h30).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - sábado, 09/05/2020
Festival Sudoeste
não se realiza em 2020
A edição de 2020 do Festival MEO Sudoeste, previsto para os dias 4 a 8 de Agosto na Zambujeira do Mar, não se vai realizar, depois de o Governo ter aprovado nesta quinta-feira, 7, em conselho de ministros, a proibição de festivais musicais até 30 de Setembro devido à Covid-19.
09h00 - domingo, 03/05/2020
Aulas de dança
pela Internet
O professor da Escola de Dança da associação Almovimento, com sede em Almodôvar, está a promover aulas de dança à distância, através da página da Academia Dança Mais no Facebook.
08h00 - segunda, 13/04/2020
Grafonola Voadora
& Napoleão Mira
editam álbum de estreia
"Uma aventura literário/musical marcadamente rural, periférica": é desta forma que se pode sintetizar "Lugar Nenhum", disco de estreia do projecto Grafonola Voadora, em que a poesia declamada por Napoleão Mira se junta às canções e acordes musicais de Luís Galrito e às imagens manipuladas por João Espada.
08h00 - sexta, 03/04/2020
CM Aljustrel lança
concurso de fotografia
A Câmara de Aljustrel está a promover o concurso de fotografia online "#DaMinhaCasa", que substitui a habitual "Maratona Fotográfica", que devido à pandemia da Covid-19 não vai realizar-se na data prevista.
07h00 - quinta, 12/03/2020
Artesã de Odemira
decifra telas históricas
Olhando para "O Enterro do Conde Orgaz" ou "Vista e Plano de Toledo", obras maiores na pintura de El Greco (artista greco-espanhol do século XVI), há muito mais para além dos seus traços de cor e luz fantasmagóricos.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial