07h00 - terça, 23/04/2019

Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus

Baixo Alentejo já aprovou mais de 100 milhões em fundos europeus

O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas. Os números são avançados pelo deputado do PS eleito por Beja, que elogia o trabalho feito pelo actual Governo nesta matéria.
Segundo Pedro do Carmo, até ao momento, o Baixo Alentejo "viu aprovados 104 milhões de euros" no âmbito do Alentejo 2020, enquanto o Alentejo Central teve 89 milhões de euros e o Alto Alentejo 99 milhões de euros.
Além do mais, acrescenta, na área da Edução, a actual reprogramação do programa, "já aprovada e muito bem negociada pelo então ministro Pedro Marques, permitirá um acréscimo de cinco milhões de euros para investimento nas escolas da nossa região". "Este valor duplica os recursos financeiros que o anterior Governo tinha previsto para esta área", observa o deputado.
Perante estes números, Pedro do Carmo acrescenta: "Como sempre temos dito, podemos ambicionar que o ritmo e a extensão das mudanças, tivessem sido maiores, mas há um novo caminho, uma nova atenção e um novo impulso, mais sintonizados com o Baixo Alentejo, que foram começados e precisam de continuar a ser aprofundados".
O deputado baixo-alentejano recorda que "desde sempre o PS e o Governo expressaram uma posição crítica sobre as opções e o modelo do quadro comunitário do Portugal 2020, negociado pelo PSD e pelo CDS", por ser "um modelo que apostou numa prioridade conferida às empresas quando os empresários não detinham recursos para suportas a componente nacional dos projectos".
"Um conjunto de opções políticas que deixaram de foram dos projectos elegíveis a infra-estrutura rodoviária, seja na ligação entre infra-estruturas de fixação de empresas e as nossas principais redes viárias, seja na qualificação da nossa rede viária secundária e/ou seja na construção de novos troços de rede viária secundária", vinca Pedro do Carmo, que critica fortemente as opções do executivo de Passos Coelho: "O Governo PSD/ CDS, na negociação do presente quadro de apoio, revelou desfasamento com a realidade do país, com a segurança e com o acesso dos cidadãos aos principais serviços públicos e centros urbanos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
Equipamentos entregues
aos Bombeiros de Aljustrel
A comissão organizadora de eventos da Associação Humanitária de Bombeiros de Aljustrel (AHBVA) promove nesta sexta-feira, 16, pelas 19h00, uma sessão de apresentação e entrega dos equipamentos adquiridos com as verbas resultantes dos eventos realizados.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Exército Português coloca
atrelado-cisterna em Ourique
O Estado-Maior-General das Forças Armadas, através do Exército Português, pré-posicionou em Ourique um atrelado-cisterna e respectiva guarnição, constituída por militares do Exército.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Leonor Dargent
candidata pelo
Iniciativa Liberal
A jovem advogada Leonor Dargent é a cabeça-de-lista do partido Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito de Beja nas eleições Legislativas agendadas para o próximo dia 6 de Outubro.
07h00 - segunda, 12/08/2019
Cercicoa promove
vida independente
Um serviço que pretende chegar às pessoas "que mais dele necessitam", "diferenciador" e que garanta o exercício dos "direitos de cidadania" dos seus beneficiários: é desta forma que o presidente da Cercicoa "apresenta" o novo Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da instituição.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial