07h00 - quarta, 10/04/2019

Castro Verde vai festejar
Abril na Praça da República

Castro Verde vai festejar Abril na Praça da República

Faltavam cinco minutos para as 23h00 na noite de 24 de Abril de 1974 quando a voz de Paulo de Carvalho ecoou no éter, através da Emissora Nacional, a cantar "E depois do adeus", naquela que foi a senha para a revolução que devolveu a liberdade a Portugal.
Uma canção histórica para os portugueses que será, seguramente, cantada pelo próprio Paulo de Carvalho no próximo dia 25 de Abril em Castro Verde, durante os festejos do 45º aniversário da Revolução dos Cravos.
O concerto de Paulo de Carvalho é um dos grandes destaques do programa comemorativo do 25 de Abril que a Câmara de Castro Verde está a preparar, no sentido de assinalar "com a dignidade e a relevância que a data exige e merece", como sublinha ao "CA" o presidente da autarquia.
De acordo com António José Brito, as comemorações de Abril deste ano em Castro Verde serão "uma festa especial, porque serão na rua e desafiarão todo o povo para juntar-se e honrar este momento muito marcante da nossa história".
A Praça da República será o "grande palco" das celebrações, que começam na noite de 24 de Abril com música popular, um concerto dos bejenses Virgem Suta, o tradiconal fogo-de-artifício e uma noite para os jovens. "Vamos celebrar a liberdade e procurar envolver as gerações mais jovens numa festa que é de todos nós e tem de ser vivida e sentida por todos", justifica António José Brito.
Para o dia 25 de Abril está prevista a actuação, a partir das 19h00, de Paulo de Carvalho. "Será uma presença muito simbólica do homem que estará para sempre ligado à história com a canção que serviu de primeira 'senha' para o avanço da Revolução de 1974. A par disso, o dia será de festa na rua, com a banda filarmónica nas freguesias e uma tarde popular também na Praça de República", observa António José Brito.
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Castro Verde integram o programa de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", iniciativa da Câmara Municipal que se realiza entre os dias 20 e 30 de Abril.
Concertos, exposições, teatro, livros e leitura, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre são algumas das iniciativas previstas para diversos pontos do concelho. Uma das novidades do evento é o "Fórum do Livro", que terá como espaço o Fórum Municipal e onde, a partir do dia 20, acontecem diferentes iniciativas em torno do livro, com destaque para a Feira do Livro, encontros com escritores e música.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 12/07/2019
Aljustrel, Almodôvar e Ourique
exigem reabertura dos Correios
Faz nesta sexta-feira, 12 de Julho, precisamente um mês que o presidente do concelho de administração dos CTT, João Bento, deixou uma garantia na Assembleia da República: a empresa não irá encerrar mais nenhuma loja em todo o país.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Autarca de Aljustrel quer
mais empregabilidade
O presidente da Câmara de Aljustrel revela que a aposta feita pelo Município na diversificação da economia local visa encontrar alternativas à actividade mineira enquanto esta atravessa um período de grande pujança.
07h00 - terça, 09/07/2019
Conselho Regional
avalia Alentejo 2020
O Conselho Regional da CCDR do Alentejo reúne nesta terça-feira, 9 de Julho, em Évora, numa sessão que servirá, entre outros pontos, para debater a situação do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, bem como fazer um ponto da situação da estratégia Portugal 2030.
07h00 - segunda, 01/07/2019
Epiroc avança com
investimento em Aljustrel
A Epiroc, empresa de equipamentos mineiros com origem na multinacional sueca Atlas Copco, vai deixar o Porto e estabelecer a sua nova oficina nacional em Aljustrel, num investimento que deverá estar pronto durante o primeiro semestre do próximo ano de 2020.
07h00 - quinta, 27/06/2019
"Aljustrel é exemplo de
diversificação económica"
O ministro dos Negócios Estrangeiros esteve nesta quarta-feira, 26 de Junho, no concelho de Aljustrel, onde ficou a conhecer alguns investimentos com origem na diáspora da "vila mineira" espalhada pelo mundo.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial