08h00 - domingo, 17/03/2019

PCP questiona abate
de aves nos olivais

PCP questiona abate de aves nos olivais

O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Governo, através do Ministério da Agricultura, sobre se tem conhecimento do abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos, nomeadamente na região.
Na pergunta apresentada na Assembleia da República, João Dias lembra que em Portugal, nos olivais super-intensivos, a apanha nocturna de azeitona "é uma prática corrente", apesar do período nocturno ser, "precisamente, o momento de descanso e repouso das aves".
Segundo João Dias, as "máquinas de apanha de azeitona pelo ruído e a sua iluminação que produzem 'cegam' os pássaros, que ficam incapazes de fugir e acabam por ser sugados juntamente com a colheita de azeitona".
"O problema é tanto mais grave por quanto, muitas dessas aves são insectívoras e contribuem para a redução de pragas de insectos, pelo que a consequência será um aumento de pragas que associadas a doses elevadas de produtos químicos para as combater, agravam ainda mais o impacto negativo decorrente da agricultura intensiva e super-inetensiva", acrescenta o parlamentar comunista.
Nesse sentido, além de querer saber "que conhecimento tem o Governo quanto ao abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos", João Dias questiona a disponibilidade do Governo "para avaliar e monitorizar o impacto dos olivais intensivos na biodiversidade das áreas cultivadas com os referidos olivais".
O deputado do PCP quer ainda saber "que medidas foram ou vão ser tomadas para prevenir a morte de aves durante a apanha nocturna de azeitona" e se "pensa o Governo vir a introduzir novas regras e limitações à apanha de azeitona, nomeadamente nocturna".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 20/04/2019
Vítor Encarnação
tem novo livro
O escritor Vítor Encarnação, que colabora com "CA" desde o lançamento do jornal, apresenta na próxima semana o terceiro volume de Nada mais havendo a acrescentar, com as suas crónicas publicadas no "Diário do Alentejo" entre Março de 2017 e Março de 2019.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Primavera com muita(s)
arte(s) em Castro Verde
Primavera é sinónimo de artes e cultura em Castro Verde! A Câmara Municipal promove a partir deste sábado, 20 de Abril, o festival "Primavera no Campo Branco", que até final do mês vai levar aos quatro cantos do concelho concertos, exposições, espectáculos de teatro, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre, entre outras iniciativas.
08h00 - sábado, 06/04/2019
Festival do Peixe do Rio
na aldeia do Pomarão
Arroz de lampreia, caldeirada de muge, enguias frita e outros sabores ribeirinhos vão estar em destaque neste fim-de-semana, 6 e 7 de Abril, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola.
08h00 - sábado, 06/04/2019
"Terras Sem Sombra"
na cidade de Beja
Os norte-americanos The Delphi Trio actuam neste sábado, 6 de Abril, em Beja, no âmbito do Festival "Terras Sem Sombra", iniciativa da Associação Pedra Angular em parceria com os municípios da regiã, entre os quais a de Beja.
07h00 - sexta, 05/04/2019
Pedro Mestre edita
"Mercado dos Amores"
Em tempos idos, as feiras e os mercados eram o ponto alto no calendário de muitas aldeias e vilas do Alentejo, numa realidade que Pedro Mestre quis mostrar em "Mercado dos Amores", o novo disco do músico natural do Monte da Sete (Castro Verde) que chega nesta sexta-feira, 5 de Abril, às bancas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial