08h00 - domingo, 17/03/2019

PCP questiona abate
de aves nos olivais

PCP questiona abate de aves nos olivais

O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Governo, através do Ministério da Agricultura, sobre se tem conhecimento do abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos, nomeadamente na região.
Na pergunta apresentada na Assembleia da República, João Dias lembra que em Portugal, nos olivais super-intensivos, a apanha nocturna de azeitona "é uma prática corrente", apesar do período nocturno ser, "precisamente, o momento de descanso e repouso das aves".
Segundo João Dias, as "máquinas de apanha de azeitona pelo ruído e a sua iluminação que produzem 'cegam' os pássaros, que ficam incapazes de fugir e acabam por ser sugados juntamente com a colheita de azeitona".
"O problema é tanto mais grave por quanto, muitas dessas aves são insectívoras e contribuem para a redução de pragas de insectos, pelo que a consequência será um aumento de pragas que associadas a doses elevadas de produtos químicos para as combater, agravam ainda mais o impacto negativo decorrente da agricultura intensiva e super-inetensiva", acrescenta o parlamentar comunista.
Nesse sentido, além de querer saber "que conhecimento tem o Governo quanto ao abate de aves durante a apanha nocturna de azeitona nos olivais super-intensivos", João Dias questiona a disponibilidade do Governo "para avaliar e monitorizar o impacto dos olivais intensivos na biodiversidade das áreas cultivadas com os referidos olivais".
O deputado do PCP quer ainda saber "que medidas foram ou vão ser tomadas para prevenir a morte de aves durante a apanha nocturna de azeitona" e se "pensa o Governo vir a introduzir novas regras e limitações à apanha de azeitona, nomeadamente nocturna".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
13h24 - quarta, 17/04/2019
Distrito de Beja: já falta combustível em 49 postos
São já 49 os postos de abastecimento de combustível no distrito de Beja onde falta gasóleo ou gasolina, na sequência da greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, iniciada na segunda-feira, 15.
07h00 - terça, 16/04/2019
ESAN tem quatro licenças
de prospecção no Alentejo
Com mais de 40 anos de história e "raízes" na indústria cerâmica, a empresa turca da ESAN Eczacibasi entrou no mercado dos minerais metálicos em 2009 e está em Portugal desde 2016.
07h00 - sexta, 12/04/2019
Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo
Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada "Rosário", que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica.
07h00 - terça, 09/04/2019
Vale de Atum (Beja) já tem plano de pormenor
Já foi publicado em Diário da República o plano de pormenor de Vale de Atum, na cidade de Beja, área que se localiza junto ao IP2, entre a rotunda de Aljustrel e a rotunda sul, próxima do Regimento de Infantaria 1.
07h00 - sexta, 05/04/2019
Vinhos do Alentejo
mostram-se em Lisboa
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) promove nesta sexta-feira e sábado, 5 e 6 de Abril, a 11ª edição do evento "Vinhos do Alentejo em Lisboa", que vai decorrer no Centro Cultural de Belém.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial