07h00 - terça, 12/03/2019

Secretário de Estado da Energia
elogia Parque Mineiro de Aljustrel

Secretário de Estado da Energia elogia Parque Mineiro de Aljustrel

O secretário de Estado da Energia considera que o projecto da Câmara de Aljustrel para a criação de um Parque Mineiro na vila, vocacionado para atrair turistas a partir da recuperação de antigas infra-estruturas da mina local, será uma mais-valia para toda a região.
"Este tipo de projectos, que recuperam zonas mineiras abandonadas, têm um valor muito importante, sobretudo numa terra como Aljustrel, onde a tradição mineira é grande", assumiu João Galamba em declarações ao "CA", durante a visita realizada nesta segunda-feira, 11, à "vila das minas".
O governante passou o dia em Aljustrel, terminando a sua visita na antiga galeria de acesso à mina que está em recuperação e que integra o projecto do futuro Parque Mineiro de Aljustrel, promovido pela autarquia local em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a Almina. Antes, João Galamba visitou o Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, instalado em Aljustrel, e desceu ao fundo da mina concessionada à Almina.
"Esta é uma grande exploração mineira, que veio redinamizar o concelho de Aljustrel e toda a região. São excelentes notícias para Portugal sabermos que nestas zonas do interior há actividade económica desta natureza, com emprego de qualidade, com grande valor acrescentado e com inovação", vincou João Galamba.
Para o secretário de Estado da Energia, "este é um projecto que, de facto, valoriza o território". "E mostra como é possível hoje em dia, com tecnologias modernas e com saber e conhecimento científico, ter explorações mineiras diferentes das do passado, com uma maior preocupação de sustentabilidade ambiental e de recuperação de passivos ambientais", acrescentou.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).
07h00 - quarta, 08/05/2019
"Quanta" casa se
compra no distrito?
Fazendo contas ao rendimento médio anual de uma família em cada um dos 14 concelhos do distrito, é em Castro Verde que se consegue adquirir a maior casa em área caso se recorra a um empréstimo bancário com a duração de 40 anos e tenha os 20% necessários para a entrada.
07h00 - terça, 07/05/2019
Competitividade
e inovação em Beja
O IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação promove nesta terça-feira, 7, em Beja, a sexta edição dos "Encontros para a Competitividade e Inovação", que contará com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.
07h00 - segunda, 06/05/2019
Projecto-piloto
da Altice em Beja
O concelho de Beja vai ser um dos primeiros seis do país a ficar com 100% de cobertura de fibra óptica, fruto de um projecto-piloto que a empresa Altice está a dinamizar e que ficará concretizado até final de Junho.
13h24 - quarta, 17/04/2019
Distrito de Beja: já falta combustível em 49 postos
São já 49 os postos de abastecimento de combustível no distrito de Beja onde falta gasóleo ou gasolina, na sequência da greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, iniciada na segunda-feira, 15.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial