07h00 - terça, 12/03/2019

Secretário de Estado da Energia
elogia Parque Mineiro de Aljustrel

Secretário de Estado da Energia elogia Parque Mineiro de Aljustrel

O secretário de Estado da Energia considera que o projecto da Câmara de Aljustrel para a criação de um Parque Mineiro na vila, vocacionado para atrair turistas a partir da recuperação de antigas infra-estruturas da mina local, será uma mais-valia para toda a região.
"Este tipo de projectos, que recuperam zonas mineiras abandonadas, têm um valor muito importante, sobretudo numa terra como Aljustrel, onde a tradição mineira é grande", assumiu João Galamba em declarações ao "CA", durante a visita realizada nesta segunda-feira, 11, à "vila das minas".
O governante passou o dia em Aljustrel, terminando a sua visita na antiga galeria de acesso à mina que está em recuperação e que integra o projecto do futuro Parque Mineiro de Aljustrel, promovido pela autarquia local em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a Almina. Antes, João Galamba visitou o Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, instalado em Aljustrel, e desceu ao fundo da mina concessionada à Almina.
"Esta é uma grande exploração mineira, que veio redinamizar o concelho de Aljustrel e toda a região. São excelentes notícias para Portugal sabermos que nestas zonas do interior há actividade económica desta natureza, com emprego de qualidade, com grande valor acrescentado e com inovação", vincou João Galamba.
Para o secretário de Estado da Energia, "este é um projecto que, de facto, valoriza o território". "E mostra como é possível hoje em dia, com tecnologias modernas e com saber e conhecimento científico, ter explorações mineiras diferentes das do passado, com uma maior preocupação de sustentabilidade ambiental e de recuperação de passivos ambientais", acrescentou.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h16 - domingo, 20/10/2019
Campo Arqueológico
de Mértola premiado
O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) foi recentemente galardoado com o "IV Prémio Sísifo a la Investigación, Defensa y Difusión del Património Arqueológico" 2019, da Universidade de Córdova (Espanha).
07h00 - sexta, 18/10/2019
Autarca de Ourique espera melhoria
dos serviços públicos na região
Com o novo Governo prestes a entrar em funções, o presidente da Câmara de Ourique espera que a próxima legislatura seja marcada por uma "melhoria da qualidade de vida dos ouriquenses e dos baixo-alentejanos".
07h00 - sexta, 18/10/2019
OP de Castro Verde
é "projecto vencedor"
A proposta "Música para Todos", apresentada por Luís Carlos Afonso e avaliada em 38770 euros, foi a vencedora da primeira edição do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - quinta, 17/10/2019
EMAS Beja sensibiliza
para participação pública
Estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, através da apresentação de projectos, de ideias inovadoras e de soluções a implementar no concelho de Beja: são estas, em linhas gerais, as grandes metas da iPP-Iniciativa de Participação Pública, a nova aposta da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja na área da Educação e da Sensibilização Ambiental.
07h00 - quinta, 17/10/2019
Convívio de docentes
do concelho de Odemira
Dar as boas-vindas aos professores cerca de 400 docentes que em 2019-2020 vão ensinar nos 46 estabelecimentos de ensino do concelho é o grande objectivo do Convívio Anual do Docente, que a Câmara de Odemira promove nesta quinta-feira, 17.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial