07h00 - quinta, 21/02/2019

Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola

Dois linces-ibéricos libertados no concelho de Mértola

A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
A cerimónia está agendada para as 10h00 e contará com a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos
Fonte do Ministério do Ambiente lembra ao "CA" que desde 2014 já foram libertados um total de 37 linces na área do Vale do Guadiana, classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.
"Este reforço populacional do lince-ibérico tem como objectivo restabelecer uma população selvagem autónoma, garantindo também uma diversidade genética adequada", acrescenta a mesma fonte, sublinhando que o lince-ibérico "é um dos felinos selvagens mais ameaçados do mundo e tem tido uma atenção particular de toda a comunidade internacional".
Depois da libertação dos dois linces, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza estará presente na inauguração da exposição "Partilhando territórios: o regresso do Lince", na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.
07h00 - segunda, 25/03/2019
"Os Verdes" defende obras no hospital de Beja
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defende a necessidade de haver obras de remodelação urgentes no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, exigindo que o Governo cumpra a resolução aprovada no Verão de 2018.
07h00 - segunda, 25/03/2019
CM Aljustrel apresenta
cadastro da rede de águas
A Câmara de Aljustrel promove nesta segunda-feira, 25, pelas 14h30, uma sessão pública para apresentação do levantamento cadastral das infra-estruturas enterradas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do concelho.
07h00 - domingo, 24/03/2019
Confraria do Porco Alentejano
serve para "mobilizar vontades"
Defender e afirmar a fileira do porco alentejano e os seus produtos são os objectivos que "guiam" a Confraria Gastronómica do Porco Alentejano, que trabalha em parceria com a Câmara de Ourique e a Associação de Criadores do Porco Alentejano no sentido de promover o elevado potencial dos produtos do porco alentejano "como base de uma oferta gastronómica diferenciadora, entre o tradicional e a inovação".
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial