07h00 - quinta, 21/02/2019

EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais

EMAS Beja melhora gestão de águas residuais

Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
Em declarações ao "CA" o administrador-executivo da EMAS explica que "o maior valor acrescentado para esta questão decorre da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Beja", sendo que "o conhecimento e a experiência" da empresa na gestão deste tipo de infra-estruturas "permitiu diagnosticar as necessidades de intervenção mais urgentes a este nível".
Nesse sentido, revela Rui Marreiros, "será feita uma aposta em intervenções de manutenção preventiva e correctiva, que se espera que venham a traduzir-se numa diminuição do número de ocorrências relacionadas com as obstruções na rede de saneamento".
De momento a EMAS tem em curso um levantamento global e pormenorizado do cadastro, "numa rede que é composta por mais de 170 kms de extensão total, contabilizando um total de 4.623 caixas de visita", acrescenta o gestor da EMAS.
De acordo com Rui Marreiros, com esta estratégia e plano de actuação será "possível fechar o ciclo urbano da água, nas suas duas dimensões operacionais de 'alta' e 'baixa', mas também nas suas duas dimensões ambientais, captando água no meio hídrico com um menor índice de perdas, diminuindo a pressão da captação em ambiente de escassez, mas simultaneamente devolvendo a água residual tratada com uma qualidade compatível com o meio receptor, evitando impactos negativos nos estado das massas águas e nos eco-sistemas naturais associados".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 24/05/2019
Programa "+ Bebé" apoia famílias de Castro Verde
Promover a fixação de jovens famílias na freguesia e criar uma maior dinâmica na economia local são dois dos objectivos do "+ Bebé", programa de incentivo à natalidade e adopção que a União de Freguesias de Castro Verde e Casével acaba de lançar.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Jovens de Aljustrel na
Assembleia Municipal
"Marketing Territorial: Promoção do território" é o tema em debate na edição de 2019 da Assembleia Municipal Jovem de Aljustrel, que se realiza nesta sexta-feira, 24 de Maio, a partir das 14h00, na sala de sessões dos Paços do Concelho.
07h00 - quinta, 23/05/2019
Concurso para 20 médicos
para o distrito de Beja
A Administração Central do Sistema de Saúde abriu concurso para recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, da área de Medicina Geral e Familiar.
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial