07h00 - quarta, 20/02/2019

Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar

Orquestra Clássica nasce em Almodôvar

A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica. A ideia de criar uma Orquestra Clássica em Almodôvar nasceu do maestro Ricardo Carvalho, que apresentou o projecto à direcção da Almovimento, que de imediato o acolheu.
"Desde que nasceu que a Almovimento se comprometeu em fazer nascer actividades novas que não existam na nossa terra e na nossa região. E uma orquestra clássica não existia nem em Almodôvar e nem no Alentejo", revela ao "CA" o presidente da associação almodovarense.
De acordo com Manuel Martins, com a criação da Orquestra Clássica de Almodôvar a Almovimento pretende "dar oportunidade a todos estes jovens e adultos de se juntarem" e "fazerem o que mais gostam". Além do mais, recorda, não existia nada do género na região. "E para a Almovimento, o que não existe em Almodôvar faz falta", acrescenta.
Ricardo Carvalho, maestro no Pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), é o regente da nova orquestra, que conta com vários músicos de diversas idades dos concelhos de Almodôvar e Castro Verde. Os mais novos são, na sua maioria, estudantes no CRBA.
O primeiro ensaio da nova Orquestra Clássica de Almodôvar foi bastante satisfatório, mas ainda há um longo caminho a percorrer até ao primeiro espectáculo, previsto para Junho ou Julho, em Almodôvar. Depois, a Almovimento conta dar a conhecer o novo projecto também em Castro Verde, através de mais um concerto.
A par da Orquestra Clássica, a Almovimento pretende igualmente "abrir a Escola de Música de Almodôvar para todas as pessoas que queiram aprender a tocar um instrumento" musical, adianta Manuel Martins.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.
07h00 - segunda, 25/03/2019
"Os Verdes" defende obras no hospital de Beja
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defende a necessidade de haver obras de remodelação urgentes no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, exigindo que o Governo cumpra a resolução aprovada no Verão de 2018.
07h00 - segunda, 25/03/2019
CM Aljustrel apresenta
cadastro da rede de águas
A Câmara de Aljustrel promove nesta segunda-feira, 25, pelas 14h30, uma sessão pública para apresentação do levantamento cadastral das infra-estruturas enterradas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do concelho.
07h00 - domingo, 24/03/2019
Confraria do Porco Alentejano
serve para "mobilizar vontades"
Defender e afirmar a fileira do porco alentejano e os seus produtos são os objectivos que "guiam" a Confraria Gastronómica do Porco Alentejano, que trabalha em parceria com a Câmara de Ourique e a Associação de Criadores do Porco Alentejano no sentido de promover o elevado potencial dos produtos do porco alentejano "como base de uma oferta gastronómica diferenciadora, entre o tradicional e a inovação".
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial