10h00 - segunda, 18/02/2019

Esdime assinala 30 anos
de trabalho no território

Esdime assinala 30 anos de trabalho no território

A Esdime/ Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, celebra nesta segunda-feira, 18, o seu 30º aniversário, data que será assinalada ao longo do ano com inúmeras iniciativas.
"Passados 30 anos, o desafio para o futuro continua a assentar na proximidade com as comunidades, com as pessoas, com as entidades e com o território, numa intervenção que se quer inovadora e concertada", sublinha a Direcção da Esdime em comunicado enviado ao "CA".
Fundada em 1989, a Esdime foi pioneira na qualificação de adultos, com a implementação dos primeiros projectos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Entre os marcos emblemáticos das suas três décadas de existência destaca-se ainda "o diagnóstico e produção de conhecimento", num percurso que se reflecte "numa intervenção transversal a várias áreas do desenvolvimento local, com projectos a decorrer no campo da igualdade de género e combate à violência e à discriminação, formação para a inclusão, apoio ao emprego e empreendedorismo, animação e capacitação sócio-comunitárias, valorização dos recursos silvestres e cooperação internacional".
Actualmente a Esdime actua nos territórios de Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Ourique e é a entidade gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A par disto, a cooperativa tem em curso mais nove projectos, nomeadamente o Gabinete VERA/ Vítimas Em Rede de Apoio e o "Sementes para a Igualdade", os CLDS 3G de Aljustrel, Almodôvar e Ourique, a formação de capacitação para a inclusão, os projectos "Inov@s Fileiras" e "Coopera_RS", e um projecto de turismo na piscina natural de Salinas, em São Filipe (Cabo Verde).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Campanha da CDU
no distrito de Beja
O cabeça-de-lista da CDU nas eleições Europeias de 2019, agendadas para 26 de Maio, vai estar nesta sexta-feira, 17, no distrito de Beja, passando por quatro concelhos em campanha.
11h00 - quinta, 16/05/2019
CDS faz campanha para
as Europeias em Beja
A campanha do CDS-PP para as eleições Europeias 2019, agendadas para 26 de Maio, passa nesta quinta-feira, 16, pelo distrito de Beja, com duas acções com o cabeça-de-lista Nuno Melo.
07h34 - quinta, 16/05/2019
Historiador de Beja
vai dirigir MNAA
O bejense Joaquim Caetano vai ser o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir do próximo mês de Junho, anunciou nesta semana a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Ferreira do Alentejo
quer estradas reparadas
O estado de "degradação acentuada" de algumas das estradas nacionais que cruzam o concelho de Ferreira do Alentejo levou o presidente da autarquia local a solicitar, junto da empresa Infra-estruturas de Portugal (IP), as "obras adequadas" para resolver os problemas das vias mais afectadas.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial