10h00 - segunda, 18/02/2019

Esdime assinala 30 anos
de trabalho no território

Esdime assinala 30 anos de trabalho no território

A Esdime/ Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, celebra nesta segunda-feira, 18, o seu 30º aniversário, data que será assinalada ao longo do ano com inúmeras iniciativas.
"Passados 30 anos, o desafio para o futuro continua a assentar na proximidade com as comunidades, com as pessoas, com as entidades e com o território, numa intervenção que se quer inovadora e concertada", sublinha a Direcção da Esdime em comunicado enviado ao "CA".
Fundada em 1989, a Esdime foi pioneira na qualificação de adultos, com a implementação dos primeiros projectos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Entre os marcos emblemáticos das suas três décadas de existência destaca-se ainda "o diagnóstico e produção de conhecimento", num percurso que se reflecte "numa intervenção transversal a várias áreas do desenvolvimento local, com projectos a decorrer no campo da igualdade de género e combate à violência e à discriminação, formação para a inclusão, apoio ao emprego e empreendedorismo, animação e capacitação sócio-comunitárias, valorização dos recursos silvestres e cooperação internacional".
Actualmente a Esdime actua nos territórios de Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Ourique e é a entidade gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A par disto, a cooperativa tem em curso mais nove projectos, nomeadamente o Gabinete VERA/ Vítimas Em Rede de Apoio e o "Sementes para a Igualdade", os CLDS 3G de Aljustrel, Almodôvar e Ourique, a formação de capacitação para a inclusão, os projectos "Inov@s Fileiras" e "Coopera_RS", e um projecto de turismo na piscina natural de Salinas, em São Filipe (Cabo Verde).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 21/08/2019
Junta de São Teotónio
entrega viaturas à GNR
A Junta de Freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) entregou recentemente duas viaturas motorizadas à GNR local, no sentido de apoiar a acção da Guarda naquela que é a maior freguesia em área de Portugal.
07h00 - quarta, 21/08/2019
CM Mértola ocupa
jovens e desempregados
A Câmara de Mértola tem abertas, até 6 de Setembro, as inscrições para os programas de ocupação municipal temporária de jovens e de desempregados de longa duração.
07h00 - quarta, 21/08/2019
Urgências do Hospital de Beja
preocupam Ordem dos Médicos
O Conselho Sub-Regional de Beja da Ordem dos Médicos (OM) veio a público expressar "a sua acrescida e profunda preocupação com as progressivas dificuldades" verificadas na prestação de alguns cuidados nas Urgências do Hospital de Beja.
07h00 - terça, 20/08/2019
CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito
Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
07h00 - segunda, 19/08/2019
Cuidadores têm um papel essencial
Uma das "chaves" para o sucesso da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) de Mértola são os cuidadores, por norma os cônjuges e/ou os filhos dos utentes apoiados.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial