10h00 - segunda, 18/02/2019

Esdime assinala 30 anos
de trabalho no território

Esdime assinala 30 anos de trabalho no território

A Esdime/ Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, celebra nesta segunda-feira, 18, o seu 30º aniversário, data que será assinalada ao longo do ano com inúmeras iniciativas.
"Passados 30 anos, o desafio para o futuro continua a assentar na proximidade com as comunidades, com as pessoas, com as entidades e com o território, numa intervenção que se quer inovadora e concertada", sublinha a Direcção da Esdime em comunicado enviado ao "CA".
Fundada em 1989, a Esdime foi pioneira na qualificação de adultos, com a implementação dos primeiros projectos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Entre os marcos emblemáticos das suas três décadas de existência destaca-se ainda "o diagnóstico e produção de conhecimento", num percurso que se reflecte "numa intervenção transversal a várias áreas do desenvolvimento local, com projectos a decorrer no campo da igualdade de género e combate à violência e à discriminação, formação para a inclusão, apoio ao emprego e empreendedorismo, animação e capacitação sócio-comunitárias, valorização dos recursos silvestres e cooperação internacional".
Actualmente a Esdime actua nos territórios de Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Ourique e é a entidade gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A par disto, a cooperativa tem em curso mais nove projectos, nomeadamente o Gabinete VERA/ Vítimas Em Rede de Apoio e o "Sementes para a Igualdade", os CLDS 3G de Aljustrel, Almodôvar e Ourique, a formação de capacitação para a inclusão, os projectos "Inov@s Fileiras" e "Coopera_RS", e um projecto de turismo na piscina natural de Salinas, em São Filipe (Cabo Verde).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.
07h00 - segunda, 25/03/2019
"Os Verdes" defende obras no hospital de Beja
O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defende a necessidade de haver obras de remodelação urgentes no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, exigindo que o Governo cumpra a resolução aprovada no Verão de 2018.
07h00 - segunda, 25/03/2019
CM Aljustrel apresenta
cadastro da rede de águas
A Câmara de Aljustrel promove nesta segunda-feira, 25, pelas 14h30, uma sessão pública para apresentação do levantamento cadastral das infra-estruturas enterradas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do concelho.
07h00 - domingo, 24/03/2019
Confraria do Porco Alentejano
serve para "mobilizar vontades"
Defender e afirmar a fileira do porco alentejano e os seus produtos são os objectivos que "guiam" a Confraria Gastronómica do Porco Alentejano, que trabalha em parceria com a Câmara de Ourique e a Associação de Criadores do Porco Alentejano no sentido de promover o elevado potencial dos produtos do porco alentejano "como base de uma oferta gastronómica diferenciadora, entre o tradicional e a inovação".
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial