07h00 - terça, 12/02/2019

Museu Regional
passa para o Estado

Museu Regional passa para o Estado

A gestão do Museu Regional Rainha Dona Leonor, em Beja, vai transitar da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) para a rede de museus do Ministério da Cultura.
De acordo com a CIMBAL, no Conselho de Ministros do passado dia 7 de Fevereiro foi aprovado o decreto-lei "que estabelece o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios".
"Este permite a integração do Museu [Regional] na rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura, tendo sido assegurada uma gestão partilhada, entre a Direcção Regional da Cultura e a Câmara Municipal de Beja, a permanência do seu espólio na região e a manutenção dos respetivos postos de trabalho".
A CIMBAL acrescenta que durante este período de transição "serão redigidos os respectivos protocolos, que serão objecto de aprovação" nos seus órgãos competentes.
"Contamos, desta forma, dar um contributo significativo que permita proporcionar as melhores condições para a salvaguarda, valorização e maior divulgação para o magnífico acervo que o Museu acolhe e, simultaneamente, garantirmos a preservação da memória colectiva do Baixo Alentejo", conclui a CIMBAL em comunicado.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
Equipamentos entregues
aos Bombeiros de Aljustrel
A comissão organizadora de eventos da Associação Humanitária de Bombeiros de Aljustrel (AHBVA) promove nesta sexta-feira, 16, pelas 19h00, uma sessão de apresentação e entrega dos equipamentos adquiridos com as verbas resultantes dos eventos realizados.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Exército Português coloca
atrelado-cisterna em Ourique
O Estado-Maior-General das Forças Armadas, através do Exército Português, pré-posicionou em Ourique um atrelado-cisterna e respectiva guarnição, constituída por militares do Exército.
09h00 - quarta, 14/08/2019
Leonor Dargent
candidata pelo
Iniciativa Liberal
A jovem advogada Leonor Dargent é a cabeça-de-lista do partido Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito de Beja nas eleições Legislativas agendadas para o próximo dia 6 de Outubro.
07h00 - segunda, 12/08/2019
Cercicoa promove
vida independente
Um serviço que pretende chegar às pessoas "que mais dele necessitam", "diferenciador" e que garanta o exercício dos "direitos de cidadania" dos seus beneficiários: é desta forma que o presidente da Cercicoa "apresenta" o novo Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da instituição.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial