07h00 - sexta, 08/02/2019

Tribunal de Contas: ULSBA em "falência técnica"

Tribunal de Contas: ULSBA em "falência técnica"

No final do ano de 2016 a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) "encontrava-se em falência técnica", revela o relatório do Tribunal de Contas (TdC) sobre a auditoria financeira ao exercício de 2016 da instituição. Como lhe conta o "CA" na edição desta sexta-feira, 8, o TdC formulou "um juízo desfavorável" sobre as contas de 2016 da ULSBA, então gerida pela administração liderada pelo Governo PSD/CDS e liderada por Margarida Silveira, "em consequência das distorções e desconformidades materialmente relevantes detectadas nas demonstrações financeiras e no processo de relato financeiro".
De acordo com o TdC, no final de 2016 a ULSBA "encontrava-se em falência técnica", apresentando "capitais próprios negativos" de menos 16,3 milhões de euros e uma dívida a fornecedores "de cerca de 17,3 milhões de euros".
Perante este quadro, o Tribunal de Contas recomenda ao ministro das Finanças "o reforço do capital estatutário" da ULSBA, "de modo a retirar a entidade da situação de falência técnica".
É ainda recomendado, mas ao actual conselho de administração da ULSBA, que sejam implementadas "medidas adequadas a suprir os erros e as falhas nos elementos das demonstrações financeiras e no processo de relato financeiro e as deficiências do sistema de controlo interno detectadas".

MAIS INFORMAÇÃO NA EDIÇÃO DE 8 DE FEVEREIRO DO "CA", JÁ NAS BANCAS


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 20/08/2019
CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito
Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
07h00 - segunda, 19/08/2019
Cuidadores têm um papel essencial
Uma das "chaves" para o sucesso da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) de Mértola são os cuidadores, por norma os cônjuges e/ou os filhos dos utentes apoiados.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Trabalho da Unidade Domiciliária é para continuar
Com nove anos de existência no terreno, a UDCP de Mértola entrou recentemente numa nova fase da sua actuação, com financiamento garantido pelo Portugal 2020, através do POISE.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Mértola tem unidade domiciliária
para os cuidados paliativos
A vida de Eugénio Encarnação foi passada em água, navegando noites a fio pela corrente do Guadiana a partir da Penha d'Águia.
07h00 - segunda, 19/08/2019
ART de Castro Verde
premiada pelo BPI/La Caixa
A ART-Associação de Respostas Terapêuticas, de Castro Verde, foi uma das 24 entidades recentemente distinguidas no âmbito da primeira edição do Prémio Infância do BPI/ La Caixa.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial