07h00 - segunda, 21/01/2019

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

O deputado do PS eleito por Beja defendeu na passada semana, em debate parlamentar e discussão de projectos-lei sobre o tema, que a exportação de animais vivos deve continuar, não sendo necessário alterar a legislação em vigor.
Segundo Pedro do Carmo, os regulamentos comunitários sobre esta matéria "são exigentes e estão a ser cumpridos", acrescentando que "num total de 101 embarques que permitiram a exportação de 648.607 cabeças de gado, 184.651 bovinos e 463.956 ovinos, morreram durante a viagem, em média, 5 ovinos e 1,5 bovinos por embarque".
"Portugal é um bom exemplo e, por isso mesmo, devemos exigir que a Direcção Geral de Agricultura e Veterinária mantenha, se possível até reforce, a fiscalização e controle das condições dos navios e respetiva tripulação", argumentou Pedro do Carmo.
O deputado do PS frisou ainda que "não se criam animais de pecuária para admirá-los", mas sim para "abate para alimentação dos seres humanos". "Este mercado ajuda a manter explorações no interior que, de outra forma, seriam inviáveis. Consequentemente, contribui para fixar pessoas no mundo rural", sublinhou.
Para Pedro do Carmo, "a manutenção deste mercado aumenta as garantias da saúde animal, pois os animais exportados ficam de quarentena, são sujeitos a uma pool de análises que comprovam a sua saúde". Devemos continuar a "confiar nos nossos produtores, para que continuem a criar animais de qualidade que são, sem dúvida, a principal razão do sucesso deste mercado", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 12/07/2019
Aljustrel, Almodôvar e Ourique
exigem reabertura dos Correios
Faz nesta sexta-feira, 12 de Julho, precisamente um mês que o presidente do concelho de administração dos CTT, João Bento, deixou uma garantia na Assembleia da República: a empresa não irá encerrar mais nenhuma loja em todo o país.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Autarca de Aljustrel quer
mais empregabilidade
O presidente da Câmara de Aljustrel revela que a aposta feita pelo Município na diversificação da economia local visa encontrar alternativas à actividade mineira enquanto esta atravessa um período de grande pujança.
07h00 - terça, 09/07/2019
Conselho Regional
avalia Alentejo 2020
O Conselho Regional da CCDR do Alentejo reúne nesta terça-feira, 9 de Julho, em Évora, numa sessão que servirá, entre outros pontos, para debater a situação do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, bem como fazer um ponto da situação da estratégia Portugal 2030.
07h00 - segunda, 01/07/2019
Epiroc avança com
investimento em Aljustrel
A Epiroc, empresa de equipamentos mineiros com origem na multinacional sueca Atlas Copco, vai deixar o Porto e estabelecer a sua nova oficina nacional em Aljustrel, num investimento que deverá estar pronto durante o primeiro semestre do próximo ano de 2020.
07h00 - quinta, 27/06/2019
"Aljustrel é exemplo de
diversificação económica"
O ministro dos Negócios Estrangeiros esteve nesta quarta-feira, 26 de Junho, no concelho de Aljustrel, onde ficou a conhecer alguns investimentos com origem na diáspora da "vila mineira" espalhada pelo mundo.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial