07h00 - segunda, 21/01/2019

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

O deputado do PS eleito por Beja defendeu na passada semana, em debate parlamentar e discussão de projectos-lei sobre o tema, que a exportação de animais vivos deve continuar, não sendo necessário alterar a legislação em vigor.
Segundo Pedro do Carmo, os regulamentos comunitários sobre esta matéria "são exigentes e estão a ser cumpridos", acrescentando que "num total de 101 embarques que permitiram a exportação de 648.607 cabeças de gado, 184.651 bovinos e 463.956 ovinos, morreram durante a viagem, em média, 5 ovinos e 1,5 bovinos por embarque".
"Portugal é um bom exemplo e, por isso mesmo, devemos exigir que a Direcção Geral de Agricultura e Veterinária mantenha, se possível até reforce, a fiscalização e controle das condições dos navios e respetiva tripulação", argumentou Pedro do Carmo.
O deputado do PS frisou ainda que "não se criam animais de pecuária para admirá-los", mas sim para "abate para alimentação dos seres humanos". "Este mercado ajuda a manter explorações no interior que, de outra forma, seriam inviáveis. Consequentemente, contribui para fixar pessoas no mundo rural", sublinhou.
Para Pedro do Carmo, "a manutenção deste mercado aumenta as garantias da saúde animal, pois os animais exportados ficam de quarentena, são sujeitos a uma pool de análises que comprovam a sua saúde". Devemos continuar a "confiar nos nossos produtores, para que continuem a criar animais de qualidade que são, sem dúvida, a principal razão do sucesso deste mercado", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 04/06/2020
Câmara de Almodôvar
apoia empresários locais
Lançado há poucas semanas pela Câmara Municipal local, o novo Programa de Apoio ao Tecido Empresarial do Concelho de Almodôvar (PATECA) já aprovou apoios na ordem dos 55 mil euros.
07h00 - segunda, 01/06/2020
Aljustrel e Beja
promovem campanhas
no comércio local
As câmaras de Aljustrel e de Beja promovem, a partir desta segunda-feira, 1 de Junho, campanhas que visam incentivar os seus municípes a consumir no comércio local e tradicional, por forma a minimizar o impacto da pandemia de Covid-19 na economia do concelho.
07h00 - quinta, 28/05/2020
Hangar da MESA em
Beja quase concluído
O hangar da empresa aeronáutica MESA, ligada ao grupo HiFly, no aeroporto de Beja está praticamente pronto para entrar em utilização, depois da empresa ter realizado nesta terça-feira, 26, o teste final ao pavimento do novo espaço, com recurso ao novíssimo Airbus 330-900 NEO, de 371 lugares.
07h00 - terça, 26/05/2020
InCastro apoia
empresas de Castro
A Câmara de Castro Verde tem vindo a desenvolver um plano de apoio à concretização dos incentivos disponibilizados pelo Governo português às empresas no âmbito da Covid-19, através dos serviços do InCastro.
07h00 - terça, 19/05/2020
CIMAL apoia empresas
do Litoral Alentejano
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) criou um "ambicioso programa de colaboração e apoio" às empresas da região, em parceria com a consultora Deloitte, cujo arranque está marcado para esta terça-feira, 19, com a disponibilização de uma linha de atendimento gratuita para o registo de solicitações das PME's.

Data: 29/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial