07h00 - terça, 15/01/2019

"Diário do Alentejo"
tem novo director

"Diário do Alentejo" tem novo director

O jornalista Luís Godinho, que actualmente exerce funções de correspondente da SIC em Évora, é o novo director do "Diário do Alentejo", substituindo no cargo o jornalista Paulo Barriga, que dirigia o semanário desde 2011.
A nova direcção do "DA" foi confirmada nesta segunda-feira, 14, pelo conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), proprietária do jornal, depois de em reunião ordinária ter sido aprovado o projecto de decisão final e a respectiva minuta do contrato respeitante ao concurso público "Aquisição de Serviços para a Direção do jornal 'Diário do Alentejo'".
Em comunicado, a CIMBAL lembra que a prestação de serviços para assegurar a direcção do jornal por parte de Paulo Barriga "cessou no final do ano de 2018", sendo que o actual titular do contrato "não poderia ser 'reconduzido' através de ajuste directo ou sequer de consulta prévia".
"Não podem ser convidadas a apresentar propostas as entidades às quais a entidade adjudicante já tenha adjudicado, no ano económico em curso e nos dois anos económicos anteriores, na sequência de consulta prévia ou ajuste directos adoptados, propostas para a celebração de contratos cujo preço contratual acumulado seja igual ou superior aos limites referidos naquelas alíneas", justifica a CIMBAL.
Nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal aprovou, a 10 de Dezembro, o lançamento de um concurso público para o cargo, tendo sido "estabelecido o valor do preço base (preço máximo que a entidade adjudicante se dispõe a pagar pela execução de todas as prestações que constituem o objecto do contrato a celebrar) que, de acordo com a Lei que aprovou o Orçamento de Estado para 2018, não podia ultrapassar o valor gasto na prestação de serviços similar que havia decorrido".
"Neste procedimento foi estabelecido o montante de 99.000 euros, ao qual acresce o IVA, pelo período máximo de três anos (33.000 euros/ano + IVA)", revela a CIMBAL.
No comunicado, a Comunidade Intermunicipal adianta que no período de apresentação de propostas, na plataforma AcinGov, "foi apenas submetida uma proposta" do concorrente Luís Godinho, "a qual respeitou os requisitos do caderno de encargos e do programa de concurso". Foi ainda "recepcionada uma mensagem de correio electrónico de Paulo Jorge da Silva Barriga, no dia 27 de Dezembro, na qual explicava que não havia conseguido submeter a sua proposta na plataforma, em tempo útil, por falta de assinatura electrónica", acrescenta a CIMBAL.
O júri do concurso reuniu a 3 de Janeiro, "tendo concluído que a proposta recepcionada na plataforma AcinGov cumpria todos os requisitos e critérios estabelecidos, propondo a sua aceitação", o que sucedeu nesta segunda-feira, 14, em reunião ordinária do conselho intermunicipal, continua a CIMBAL.
Luís Godinho vai ser o director do "DA" a partir do dia 1 de Fevereiro de 2019, "pelo período de 12 meses, com possibilidade de mais duas renovações", conclui a CIMBAL.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Câmara de Castro
promove homenagens
A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.
07h00 - terça, 23/04/2019
Baixo Alentejo já aprovou mais
de 100 milhões em fundos europeus
O programa operacional regional Alentejo 2020 já aprovou para o Baixo Alentejo mais de 100 milhões de euros em projectos vocacionados para as áreas da saúde, equipamentos sociais, espaços de fixação empresarial e escolas.
07h00 - terça, 23/04/2019
"A Ovibeja é uma
espécie de Ronaldo"
Na véspera do arranque da 36ª Ovibeja o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, RuiGarrido, fala ao "CA" sobre a importância da feira para a região e antevê dias de "casa cheia" na edição deste ano, que é dedicada à temática das alterações climáticas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial