07h00 - quarta, 26/12/2018

Meninas do Ourique
brilham no nacional

Meninas do Ourique brilham no nacional

Depois de ter dado cartas na modalidade na década de 90 e no início do século, o Ourique Desportos Clube voltou a apostar no futebol feminino no início de 2018-2019, com uma equipa de sub-19 a participar na Série F do campeonato nacional da categoria. E para já o balanço é bastante positivo: em nove jogos as meninas do Ourique somam quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, ocupando o terceiro lugar entre nove equipas.
"Sinto-me satisfeito com a prestação da equipa", assume com orgulho o presidente do Ourique Desportos Clube (DC), lembrando que esta é a primeira participação do emblema neste campeonato nacional, competindo com equipas mais habituadas a estas andanças.
"O Ourique DC partiu com o objetivo para este campeonato de fazer o melhor possível, sem pressões e sem promessas. E estamos a participar num escalão de sub-19, onde a média de idades da nossa equipa é de 14-16 anos", acrescenta Tiago Celerinda.
De acordo com o presidente do clube (que é também adjunto, numa equipa técnica liderada por João Palhinha e que conta ainda com Rui Lança, treinador de guarda-redes, e Helena Caraça, directora), o regresso do futebol feminino ao Ourique DC nesta temporada aconteceu por duas razões.
"Primeiramente para voltar a colocar o nome do clube no futebol feminino, uma vez que já foi referência a nível distrital. Posteriormente, e havendo seis ou sete atletas do clube que subiram de escalão e ficaram sem equipa, fizemos um esforço redobrado" para continuarem a jogar, explica.
Para formar a equipa, continua Tiago Celerinda, o clube teve de recrutar jogadoras noutras paragens.
"Reunimos o plantel com ajuda de todas as atletas, pois elas conheciam-se praticamente todas, umas por jogarem na mesma equipa, outras em equipas diferentes, mas quase todas jogaram juntas na selecção distrital", conta o dirigente ouriquense.
Para manter uma equipa a competir no campeonato nacional feminino de sub-19 o Ourique DC conta com os apoios da Câmara e da Junta de Freguesia de Ourique. "O Município de Ourique prontificou-se a assegurar o transporte da equipa feminina ao fim-de-semana e ainda durante a semana, sempre que possível, nos treinos, uma vez que as deslocações são grandes", nota Tiago Celerinda, que agradece ainda o apoio de algumas pequenas empresas de Ourique.
"Mas um agradecimento especial ao Luís Pinto, da empresa de LP Automóveis, e ao restaurante 'Mundial', que se disponibilizaram desde logo para ajudarem nas despesas da equipa feminina. Uma vez que o investimento foi feito do início, tanto em material de jogo como de treino, tivemos de adquirir praticamente tudo", acrescenta Tiago Celerinda.
Ainda que o projecto esteja no início, o presidente do Ourique DC acredita que o futebol feminino tem condições para criar raízes no clube.
"Estamos desde já a trabalhar para conseguirmos arranjar mais apoios, pois as deslocações são grandes e a logística é muita. Não é fácil, claro que não é, mas estamos cá para dar a volta e conseguir fazer o melhor", remata Tiago Celerinda.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/05/2020
Filipe Venâncio (CDA):
"O futebol é uma das
profissões mais injustas"
Depois de um turno de 12 horas na mina, Filipe Venâncio falou ao "CA" sobre a prestação do Desportivo de Almodôvar na temporada de 2019-2020 e sobre uma carreira futebolística que já leva mais de duas décadas.
07h00 - quinta, 14/05/2020
Mineiro Aljustrelense
vai continuar no nacional
Está confirmado: o Mineiro Aljustrelense vai mesmo continuar a participar no Campeonato de Portugal na próxima temporada, confirmada que está a alteração do quadro competitivo em 2020-2021 por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
08h00 - sexta, 08/05/2020
Jorginho: "Sinto que sou
o jogador de referência
do FC Castrense"
O capitão do FC Castrense passa em revista a época de 2019-2020, abruptamente concluída devido à pandemia de Covid-19, em que cumpriu o 250º jogo com a camisola do clube e celebrou o 100º golo pelo emblema de Castro Verde.
09h00 - domingo, 03/05/2020
Mineiro Aljustrelense admite
desistir do Campeonato de Portugal
Apesar de ter garantido a manutenção na competição, o Mineiro Aljustrelense está a "ponderar seriamente" a possibilidade de vir a desistir da sua participação na Série D do Campeonato de Portugal na temporada de 2020-2021.
08h00 - terça, 21/04/2020
Presidente do Mineiro
admite "cortes" em 20-21
O presidente do Mineiro Aljustrelense admite que preferia ter conquistado a manutenção dentro de campo, mas fica satisfeito com a continuidade do clube nos nacionais em 2020-2021, época em que haverá muitas mudanças e cortes.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial