07h00 - sexta, 07/12/2018

"Espírito" de Natal
no distrito de Beja

"Espírito" de Natal no distrito de Beja

O "espírito de Natal" já chegou ao Baixo Alentejo e até ao final do ano são muitas as actividades programadas pelas autarquias para assinalar a quadra festiva, proporcionar momentos de animação e apelar ao consumo no comércio tradicional local.
Em Beja desde o passado sábado, 1 de Dezembro, que decorre a iniciativa "É Natal em Beja", campanha de promoção e dinamização do comércio local promovida pela Câmara Municipal local em articulação com a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito. A iniciativa prolonga-se até Dia de Reis (6 de Janeiro) e abrange um conjunto de actividades de animação, com música, teatro, animação de rua, mercado, oficinas de cozinha e de artesanato, passagem de modelos, sorteio e concursos, entre outras.
Neste fim-de-semana, dias 7 a 9 de Dezembro, a zona entre o Jardim do Bacalhau e as Portas de Mértola recebe o "Mercado de Natal". Durante estes dias terá também lugar a IV Feira de Doçaria Conventual e Regional, no Museu Regional Rainha D. Leonor. O programa da campanha "É Natal em Beja" inclui ainda a apresentação de uma peça pelo Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense (dias 14 e 15 no Pax Julia), o Mercado Livre (dia 22) e, já em Janeiro, festa na Praça da República (dias 4 e 5).
Artesanato, produtos locais e uma feira do livro são os atractivos do "Fórum de Natal", que a Câmara de Castro Verde promove entre a próxima quinta-feira e domingo, dias 13 a 16, no Fórum Municipal. O programa inclui ainda a apresentação dos novos livros de José Carlos Albino (quinta-feira, 13, às 18h30) e de Vítor Encarnação (sexta-feira, 14, 18h30), uma sessão de contos com Jorge Serafim (domingo, 16, 17h00) e as actuações dos alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (quinta-feira, 13, 18h00), do Grupo Coral "Os Ganhões de Castro Verde" (sexta-feira, 14, 18h00) e de José Micael e Vasken Fermanian (sábado, 15, 18h00).
Paralelamente, no fim-de-semana de 15 e 16 de Dezembro, a Praça da República, as ruas do comércio local e o Fórum Municipal recebe o "Natal Animado em Castro Verde", com insufláveis, pinturas faciais, duendes e o próprio Pai Natal, entre outras actividades para os mais novos.
Em Almodôvar a época natalícia será assinalada pela autarquia local com muito cinema. Nesse sentido, entre quarta e sexta-feira, dias 12 a 14 de Dezembro, haverá durante o dia sessões gratuitas para crianças a partir do pré-escolar e também para os jovens. De noite, as sessões de cinema serão para as famílias.
Também em Odemira a quadra natalícia será assinalada com diversas iniciativas, sendo que neste sábado, 8, o Mercado Municipal recebe uma mostra de produtos locais e de artesanato, workshops, gastronomia, música, animação infantil, insufláveis e o sorteio do "Cabaz do Mercado", numa iniciativa da autarquia local. Ao longo do fim-de-semana, dias 7 a 9, decorre ainda a iniciativa "Natal na Vila", no centro de Vila Nova Milfontes, com artesanato, gastronomia, música e muita animação.
A vila de Colos recebe a Feira de Natal, no Jardim Público, no dia 15 de Dezembro. No mesmo dia São Teotónio acolhe também uma acção de dinamização do comércio local e animação de rua. Em São Luís realiza-se, nos dias 15 e 16 de Dezembro, o "Natal na Aldeia", com muita animação, música e mercado de produtos locais e artesanais.
Além das feiras de Natal, haverá actividades para os mais novos na Biblioteca Municipal José Saramago durante as férias de Natal, enquanto a Igreja da Misericórdia terá patente, até 5 de Janeiro, a exposição "Sagrada Família". A música é outro dos destaques nesta época festiva no concelho, com concertos de Natal agendados para a Igreja Matriz de Vila Nova de Milfontes (esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8), Igreja Matriz de São Martinho das Amoreiras (dia 21) e cine-teatro Camacho Costa, em Odemira (dias 22 de Dezembro e 5 de Janeiro).


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.
07h00 - terça, 26/05/2020
Freguesia de S. Luís
com falta de médicos
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial