07h00 - terça, 04/12/2018

Aljustrel com orçamento
de 16,8 milhões em 2019

Aljustrel com orçamento de 16,8 milhões em 2019

A Câmara de Aljustrel vai contar em 2019 com um orçamento de 16,8 milhões de euros, cerca de menos 400 mil euros que o valor do orçamento do presente ano. O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para 2019 foram aprovados, em Assembleia Municipal, no passado dia 29 de Novembro, com os votos favoráveis do PS e a abstenção dos eleitos da CDU.
De acordo com fonte da autarquia, o orçamento de 2019 "assume-se seguidor de uma estratégia de desenvolvimento para o concelho de Aljustrel, alicerçada em eixos fundamentais como a melhoria contínua dos serviços municipais; a Educação, qualificação e promoção da cidadania e identidade; a solidariedade e coesão social nas comunidades; a diversificação e crescimento do tecido económico e empresarial; e as políticas sustentáveis de habitação e serviços colectivos".
Durante a Assembleia Municipal foi também aprovada, por unanimidade, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o mínimo previsto por lei (0,3%) para os prédios urbanos, com uma majoração de 30% para prédios urbanos degradados e de 20% para prédios urbanos arrendados.
Pelo contrário, haverá uma minoração de 15% para as novas construções em zonas urbanas das freguesias, além de ter sido aprovada a não aplicação da majoração a quem faça prova de incapacidade financeira para recuperação de edifícios em mau estado de conservação.
No que toca à Derrama, foi aprovada, por maioria com abstenção da bancada da CDU, a fixação de uma taxa de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC) com um volume de negócios acima de 150 mil euros. As empresas com um volume de negócios abaixo de 150 mil euros ficam isentas deste imposto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Resialentejo recolhe
tampas de plástico
A empresa intermunicipal Resialentejo, que opera em oito concelhos do distrito de Beja, estabeleceu um protocolo com a "Coração Delta", do Grupo Nabeiro, para a dinamização do projecto "Dê Uma Tampa".
07h00 - sexta, 22/02/2019
Odemira eleita na Rede
das Cidades Educadoras
A Câmara de Odemira foi reeleita, pela terceira vez, para a comissão coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores, que é constituída por 74 municípios de Norte a Sul do país.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".

Data: 22/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial