07h00 - sexta, 30/11/2018

Socialistas
e CDU trocam
críticas em Beja

Socialistas e CDU trocam críticas em Beja

A sessão da Assembleia Municipal de Beja da última segunda-feira, 26, onde foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal para 2019, terminou da pior forma, com a confirmada agressão do presidente da Junta de Freguesia de Baleizão, eleito pela CDU, a um militante do PS presente na zona destinada ao público.
Depois do sucedido, a Concelhia de Beja do PS veio a público considerar que "nada justifica o absoluto descontrolo emocional de alguns eleitos do grupo da CDU no final da referida sessão", garantindo que os eleitos socialistas nos órgãos autárquicos do concelho "não se deixam intimidar por comportamentos de ameaça verbal ou de violência física que atentam contra os seus legítimos representantes nesses mesmos órgãos ou contra militantes seus que estejam presentes em reuniões de carácter público".
Em comunicado, o PS critica "o constante comportamento demasiado exaltado de alguns membros da CDU na Assembleia Municipal de Beja, encabeçados pelo deputado João Dias", considerando mesmo que este não reúne "condições" para liderar o grupo da CDU na Assembleia Municipal de Beja.
"A gravidade da situação exige que a CDU se retrate deste episódio, de que foi protagonista activa, e peça desculpa à população do concelho de Beja por ter envergonhado a Assembleia Municipal e manchado a dignidade do órgão", frisa ainda o PS, considerando igualmente que o autarca comunista de Baleizão, Silvestre Troncão, deixou de ter "condições para comparecer a reuniões da Assembleia Municipal de Beja", devendo "retirar consequências do seu acto demitindo-se dos cargos que ocupa".
Os socialistas terminam o comunicado reiterando "a sua total solidariedade e confiança na competência da actual presidente da Assembleia Municipal [Conceição Casanova] para as funções que desempenha".
Este último ponto do comunicado do PS responde àquela que foi a exigência apresentada pela CDU, também em comunicado, no pós-Assembleia Municipal.
Para os comunistas, o cargo de presidente da mesa da Assembleia Municipal tem de ser desempenhado "com rigor, imparcialidade e correcção", defendendo, nesse sentido, "a necessidade da alteração da presidente [deste órgão], por considerar que a pessoa em causa não reúne as condições para o seu exercício".
Sobre o sucedido na sessão da Assembleia Municipal de Beja de segunda-feira, a CDU centra as suas críticas na presidente da mesa, acusando Conceição Casanova "de prepotência e parcialidade na condução dos trabalhos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".
07h00 - quinta, 21/02/2019
Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola
A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Prisão preventiva para autores
de furto detidos em Ferreira
O Tribunal de Ferreira do Alentejo aplicou nesta segunda-feira, 18, a medida de coacção de prisão preventiva para os dois homens, de 19 e 29 anos, detidos no fim-de-semana pela GNR em Ferreira do Alentejo pelo crime de furto.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial