07h00 - segunda, 19/11/2018

Vinhos do Alentejo
valorizados no preço
para exportação

Vinhos do Alentejo valorizados no preço para exportação

Os vinhos da região do Alentejo registaram no primeiro semestre de 2018 uma valorização de 9% no preço de exportação face ao período homólogo de 2017, revela a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
De acordo com esta entidade, a subida dos preços "verificou-se em todas as áreas geográficas para onde os vinhos da região são vendidos", com variações de 4% na Europa, 7% na América do Norte, 19% na América do Sul, 2% em África, 22% na Ásia & Médio Oriente e 10% na Oceânia.
De forma mais concreta, o vinho DOC Alentejo foi exportado por um valor 16% mais elevado (a 4,50 euros por litro), enquanto o Regional Alentejano aumentou 6% (para 2,99 euros por litro).
"A subida verificada nas diversas áreas geográficas é um sinal do reconhecimento da qualidade percebida pelos importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar um preço mais elevado pelos vinhos da região", vinca o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
A valorização do preço médio do vinho por litro tem, contudo, impactos na exportação, com uma diminuição na ordem dos 17% em número de garrafas, o que equivale a uma queda de 10% no valor da exportação.
"Esta é uma situação que sabíamos que poderia acontecer. Por um lado, o vinho do Alentejo ao valorizar no preço por garrafa traduz um ganho de notoriedade e ganha mais espaço no mercado mais ligado à qualidade e à confiança do produto, que é caminho que queremos continuar a seguir. Por outro lado, sabemos que a região teve três anos sucessivos de quebras na produção, que se traduziu, consequentemente, numa menor quantidade de vinho exportada", justifica Francisco Mateus.
Ainda assim, o presidente da CVRA traça como meta chegar ao final deste ano com "um aumento no valor das exportações", por forma a superar os 60 milhões de euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 16/12/2018
Encontro de empresários
no concelho de Mértola
Fomentar a troca de experiências e conhecimentos é o grande objectivo do XV Encontro de Empresários do Concelho de Mértola, que se realiza neste domingo, 16, em São Miguel do Pinheiro.
07h00 - sexta, 14/12/2018
Inovação Social
em debate na
cidade de Beja
Beja recebe nesta sexta-feira, 14, a conferência "Inovação Social: Contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica", promovida pela Portugal Inovação Social em parceria com a Câmara de Beja.
07h00 - segunda, 10/12/2018
Concurso de montras
de Natal em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 10 de Dezembro, um concurso de montras de Natal, dinamizado no âmbito das iniciativas "Natal em Castro Verde" e "Ofereça Castro Verde.
07h00 - domingo, 09/12/2018
ACPA dinamiza Rota
do Porco Alentejano
Valorizar o Mundo Rural é o grande objectivo da Rota do Porco Alentejano, iniciativa que tem vindo a ser promovida pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), com sede em Ourique.
07h00 - sexta, 07/12/2018
Campanhas no comércio local
Muitas câmaras municipais da região aproveitam a quadra natalícia para promover o comércio local, com campanhas a incentivar os munícipes a fazerem as suas compras de Natal nos estabelecimentos comerciais do concelho.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial