07h00 - segunda, 19/11/2018

Vinhos do Alentejo
valorizados no preço
para exportação

Vinhos do Alentejo valorizados no preço para exportação

Os vinhos da região do Alentejo registaram no primeiro semestre de 2018 uma valorização de 9% no preço de exportação face ao período homólogo de 2017, revela a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
De acordo com esta entidade, a subida dos preços "verificou-se em todas as áreas geográficas para onde os vinhos da região são vendidos", com variações de 4% na Europa, 7% na América do Norte, 19% na América do Sul, 2% em África, 22% na Ásia & Médio Oriente e 10% na Oceânia.
De forma mais concreta, o vinho DOC Alentejo foi exportado por um valor 16% mais elevado (a 4,50 euros por litro), enquanto o Regional Alentejano aumentou 6% (para 2,99 euros por litro).
"A subida verificada nas diversas áreas geográficas é um sinal do reconhecimento da qualidade percebida pelos importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar um preço mais elevado pelos vinhos da região", vinca o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
A valorização do preço médio do vinho por litro tem, contudo, impactos na exportação, com uma diminuição na ordem dos 17% em número de garrafas, o que equivale a uma queda de 10% no valor da exportação.
"Esta é uma situação que sabíamos que poderia acontecer. Por um lado, o vinho do Alentejo ao valorizar no preço por garrafa traduz um ganho de notoriedade e ganha mais espaço no mercado mais ligado à qualidade e à confiança do produto, que é caminho que queremos continuar a seguir. Por outro lado, sabemos que a região teve três anos sucessivos de quebras na produção, que se traduziu, consequentemente, numa menor quantidade de vinho exportada", justifica Francisco Mateus.
Ainda assim, o presidente da CVRA traça como meta chegar ao final deste ano com "um aumento no valor das exportações", por forma a superar os 60 milhões de euros.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).
07h00 - quarta, 08/05/2019
"Quanta" casa se
compra no distrito?
Fazendo contas ao rendimento médio anual de uma família em cada um dos 14 concelhos do distrito, é em Castro Verde que se consegue adquirir a maior casa em área caso se recorra a um empréstimo bancário com a duração de 40 anos e tenha os 20% necessários para a entrada.
07h00 - terça, 07/05/2019
Competitividade
e inovação em Beja
O IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação promove nesta terça-feira, 7, em Beja, a sexta edição dos "Encontros para a Competitividade e Inovação", que contará com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.
07h00 - segunda, 06/05/2019
Projecto-piloto
da Altice em Beja
O concelho de Beja vai ser um dos primeiros seis do país a ficar com 100% de cobertura de fibra óptica, fruto de um projecto-piloto que a empresa Altice está a dinamizar e que ficará concretizado até final de Junho.
13h24 - quarta, 17/04/2019
Distrito de Beja: já falta combustível em 49 postos
São já 49 os postos de abastecimento de combustível no distrito de Beja onde falta gasóleo ou gasolina, na sequência da greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, iniciada na segunda-feira, 15.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial