07h00 - quinta, 15/11/2018

Futuro do regadio debatido em Montes Velhos

Futuro do regadio debatido em Montes Velhos

São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de Novembro, uma série de iniciativas no âmbito das XI Jornadas Fenareg-Encontro Regadio 2018, integradas nas comemorações dos 50 anos do Roxo.
O encontro é promovido em parceria pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) e pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg), com o apoio da Câmara de Aljustrel e da Junta de Freguesia de São João de Negrilhos, e servirão para fazer o balanço de meio século de regadio nesta zona, assim como lançar a discussão em torno do futuro do sector.
A iniciativa arranca nesta quinta-feira, 15, no Centro Sócio-cultural de São João de Negrilhos, sendo que na sessão de abertura, agendada para as 10h00, vão estar Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel), António Parreira (presidente da ABR) e José Núncio (presidente da Fenareg).
Depois, pelas 10h30, terá lugar uma sessão técnica para as associações de regantes apresentarem o trabalho que estão a desenvolver, enquanto pelas 11h45 vai decorrer a palestra "Modelo de Governança do Regadio: Gestão do regadio público na área de influência do EFMA", onde será apresentado o estudo promovido pela Fenareg e pela Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, visando a construção de propostas fundamentadas de modelos para a gestão futura do regadio público na área de influência de Alqueva.
Após o almoço, a partir das 15h00, a Fenareg irá dar a conhecer o seu contributo para o desenvolvimento de uma estratégia nacional para o regadio em 2050, numa sessão que contará com os comentários, entre outros, de Eduardo Oliveira e Sousa (presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal) e dos deputados Pedro do Carmo (PS), Patrícia Fonseca (CDS-PP), Nuno Serra (PSD) e João Dias (PCP).
Para as 18h00 está prevista a sessão de encerramento e, pelas 20h00, um jantar, onde irá intervir Campeã da Mota, director dos Serviços do Regadio da DGADR, que irá falar sobre a evolução das obras de regadio público em Portugal, com uma atenção especial aos 50 anos do Roxo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).
07h00 - quarta, 08/05/2019
"Quanta" casa se
compra no distrito?
Fazendo contas ao rendimento médio anual de uma família em cada um dos 14 concelhos do distrito, é em Castro Verde que se consegue adquirir a maior casa em área caso se recorra a um empréstimo bancário com a duração de 40 anos e tenha os 20% necessários para a entrada.
07h00 - terça, 07/05/2019
Competitividade
e inovação em Beja
O IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação promove nesta terça-feira, 7, em Beja, a sexta edição dos "Encontros para a Competitividade e Inovação", que contará com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.
07h00 - segunda, 06/05/2019
Projecto-piloto
da Altice em Beja
O concelho de Beja vai ser um dos primeiros seis do país a ficar com 100% de cobertura de fibra óptica, fruto de um projecto-piloto que a empresa Altice está a dinamizar e que ficará concretizado até final de Junho.
13h24 - quarta, 17/04/2019
Distrito de Beja: já falta combustível em 49 postos
São já 49 os postos de abastecimento de combustível no distrito de Beja onde falta gasóleo ou gasolina, na sequência da greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, iniciada na segunda-feira, 15.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial