07h00 - quarta, 07/11/2018

Câmara de Mértola aposta
na sensibilização ambiental

Câmara de Mértola aposta na sensibilização ambiental

A promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos do território do concelho, é a grande meta do concurso "Dar o Litro por Mértola", dinamizado pela Câmara Municipal local.
A iniciativa da autarquia é dirigida às juntas de freguesia do concelho, consistindo num concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização e educação da comunidade local para o uso eficiente da água.
Integrado no projecto "Mértola +H2O", da Câmara Municipal e co-financiado pelo Fundo Ambiental, o concurso decorre até final de Novembro e visa a apresentação "de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da economia circular na gestão da água".
Nesse sentido, explica fonte municipal, "é solicitado que juntas de freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, colectividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos".
Recorde-se que o concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018.
De acordo com a autarquia, "as projecções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
CCDR Alentejo debate futuro da região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR do Alentejo) organiza nesta sexta-feira, 18, em Évora, o debate "Roteiro 2019: Desafiar o Futuro", que contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Educação para a Saúde
promovida em Beja
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, recebe nesta sexta-feira, 18, pelas 18h00, a cerimónia de compromisso dos 28 mediadores de saúde juvenil que integram o projecto "Educação para a Saúde Pelos Pares dos Jovens do Baixo Alentejo" (EPPA).
07h00 - quinta, 17/01/2019
JF São Luís dinamiza
projecto ambiental
Na freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, "escalabardo" é o nome dado pelos seus habitantes ao saca-rabos, mas também a designação oficial de um projecto ambiental, social e comunitário que a Junta de Freguesia local tem vindo a dinamizar.
07h00 - quinta, 17/01/2019
"Colorful Communities"
na ART em Castro Verde
A Associação de Respostas Terapêuticas (ART), em Castro Verde, recebe nesta quinta-feira, 17 de Janeiro, uma acção do programa global de solidariedade social "Colorful Communities", promovido pela PPG Dyrup.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial