07h00 - sexta, 26/10/2018

Vaivém Oceanário
em Beja até domingo

Vaivém Oceanário em Beja até domingo

Permitir uma maior compreensão sobre a forma como os oceanos nos influenciam, o nosso impacto neles e o papel que todos temos na sua conservação são as metas da passagem do Vaivém Oceanário por Beja.
Dinamizado pelo Oceanário de Lisboa, o Vaivém Oceanário está estacionado no Largo da Conceição, junto ao edifício do Museu Regional, numa iniciativa promovida até domingo, 28 de Outubro, pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, no âmbito do seu projecto educativo "Heróis da Água".
"Este ano [2018-2019] decidimos que uma das nossas áreas temáticas de trabalho do projecto, no quadro da responsabilidade ambiental da empresa, era o nosso contributo para salvar os oceanos, centrado na redução da utilização de plástico. Ora o Oceanário também está a trabalhar temática do combate aos plásticos e da preservação dos oceanos, portanto este acabou por ser o projecto que melhor servia este objectivo", afirma ao "CA" o administrador-executivo da EMAS.
Rui Marreiros acrescenta que tudo isto se integra na política de "responsabilidade empresarial" da EMAS. "Há uma coisa que alimenta muito o nosso trabalho nesta área, que é a convicção de que devemos devolver à comunidade a confiança que tem no nosso trabalho e o reconhecimento que tem pelo nosso esforço. E tentamos devolver isso de duas formas: a sensibilização ambiental e a responsabilidade social. É esse o nosso contributo para criar uma geração mais informada e mais elucidada sobre as necessidades de preservação do planeta e para as questões ambientais", explica, garantindo que esta é "uma postura natural" no seio da EMAS, assumida "com gosto".
Em Beja desde a passada segunda-feira, 22, O Vaivém Oceanário recebe até esta sexta-feira, 26, os alunos do pré-escolar ao secundário, que vão assim poder explorar o maior eco-sistema do planeta, residência de mais de 238 mil espécies marinhas e onde há muito por revelar.
No fim-de-semana, dias 27 e 28 de Outubro, é a vez do público em geral ser convidado a visitar o Vaivém Oceanário e a compreender como pode contribuir para a conservação do oceano, através da alteração dos seus comportamentos. Nestes dias o Vaivém vai estar a funcionar das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (no sábado, 27) e das 10h00 às 13h00 (domingo, 28).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 20/04/2019
Vítor Encarnação
tem novo livro
O escritor Vítor Encarnação, que colabora com "CA" desde o lançamento do jornal, apresenta na próxima semana o terceiro volume de Nada mais havendo a acrescentar, com as suas crónicas publicadas no "Diário do Alentejo" entre Março de 2017 e Março de 2019.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Primavera com muita(s)
arte(s) em Castro Verde
Primavera é sinónimo de artes e cultura em Castro Verde! A Câmara Municipal promove a partir deste sábado, 20 de Abril, o festival "Primavera no Campo Branco", que até final do mês vai levar aos quatro cantos do concelho concertos, exposições, espectáculos de teatro, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre, entre outras iniciativas.
08h00 - sábado, 06/04/2019
Festival do Peixe do Rio
na aldeia do Pomarão
Arroz de lampreia, caldeirada de muge, enguias frita e outros sabores ribeirinhos vão estar em destaque neste fim-de-semana, 6 e 7 de Abril, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola.
08h00 - sábado, 06/04/2019
"Terras Sem Sombra"
na cidade de Beja
Os norte-americanos The Delphi Trio actuam neste sábado, 6 de Abril, em Beja, no âmbito do Festival "Terras Sem Sombra", iniciativa da Associação Pedra Angular em parceria com os municípios da regiã, entre os quais a de Beja.
07h00 - sexta, 05/04/2019
Pedro Mestre edita
"Mercado dos Amores"
Em tempos idos, as feiras e os mercados eram o ponto alto no calendário de muitas aldeias e vilas do Alentejo, numa realidade que Pedro Mestre quis mostrar em "Mercado dos Amores", o novo disco do músico natural do Monte da Sete (Castro Verde) que chega nesta sexta-feira, 5 de Abril, às bancas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial