07h00 - domingo, 21/10/2018

Quem será o campeão
distrital em 2018-2019?

Quem será o campeão distrital em 2018-2019?

João Pinto, o antigo capitão do FC Porto, o homem cujo coração só tinha uma cor (o azul e branco), assinou nos anos 90 uma das tiradas mais utilizadas no "futebolês" nacional: "Prognósticos só no fim do jogo".
Uma verdade "a La Palisse" que serve na perfeição na hora de antecipar o desfecho do campeonato distrital da 1ª divisão de 2018-2019, que arranca no próximo domingo, 21 de Outubro (sobretudo se levarmos em linha de conta que na última época o Vasco da Gama da Vidigueira contrariou todas previsões e conquistou um título inédito para o clube).
Ainda assim, e apesar de todos partirem em igualdade no arranque do campeonato, há sempre uns mais favoritos que outros. Ainda mais numa época marcada pela redução de participantes no "Distritalão", que em 2018-2019 contará apenas com 11 equipas em competição depois das "desistências" de Cabeça Gorda, Panóias e FC São Marcos.
É neste enquadramento que na linha da frente dos candidatos ao título (e à consequente subida aos nacionais) surge o Mineiro Aljustrelense. Depois da desilusão que foi a prestação da equipa no último campeonato, a formação de Aljustrel aposta forte nesta temporada e o técnico João Candeias tem à sua disposição um plantel recheado de bons valores (com o regressado avançado Tino à cabeça) e soluções para todos os sectores. Por isso mesmo, a equipa é considerada por todas a grande favorita à subida e se tal não acontecer será (mesmo) uma grande surpresa.
Numa segunda linha de candidatos ao título surgem mais três equipas. Desde logo o FC Castrense, que regressado dos nacionais e com uma nova linha de orientação apostou no técnico Hugo Felício e em muitos jovens, formando um plantel onde a irreverência dos mais novos surge mesclada com alguma experiência.
Depois surge o Desportivo de Almodôvar, orientado por Sandro Almeida e com um plantel onde impera a continuidade. Dois factores que deixam antever uma equipa novamente a andar no topo da classificação e, quem sabe, a lutar por repetir a festa do título alcançado em 2012.
E nesta luta pelo primeiro lugar há ainda que contar com o Milfontes, equipa que nos últimos anos tem ficado sempre no pódio do "Distritalão". A formação orientada por Fernando Candeias manteve a sua "espinha dorsal" e reforçou-se com uma série de jovens provenientes da sua formação, com qualidade e tarimba de provas nacionais, o que pode ser decisivo para um bom desempenho no campeonato.
Fora da corrida pelo título, mas com a ambição de realizar uma temporada tranquila, surgem o Guadiana de Mértola, FC Serpa, Piense, Penedo Gordo (que este ano estreia o seu relvado sintético) e Odemirense. E resta o Renascente de São Teotónio, que esteve em vias de não participar no campeonato deste ano e que acaba por ser a grande incógnita de uma prova que só terá equipas despromovidas se Moura AC e Vasco da Gama da Vidigueira descerem do Campeonato de Portugal.
Lançados os dados, que role a bola e comece o campeonato. E em Maio de 2019 veremos se estes prognósticos bateram certo com os resultados finais…

A primeira jornada do "Distritalão" realiza-se às 16h00 deste domingo, 21, com os jogos Milfontes-Mineiro Aljustrelense, FC Castrense-Guadiana de Mértola, Renascente S. Teotónio-Odemirense, Almodôvar-FC Serpa e Aldenovense-Penedo Gordo. Descansa o Piense.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
18h21 - domingo, 18/11/2018
Aljustrelense goleia
e reforça liderança
na 1ª divisão distrital
A equipa do Mineiro Aljustrelense goleou neste domingo, 18 de Novembro, a formação do Aldenovense e reforçou a liderança no campeonato distrital da 1ª divisão.
07h00 - domingo, 18/11/2018
1ª divisão distrital de
regresso neste domingo
Realiza-se neste domingo, 18 de Novembro, a quarta jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, com a partida FC Castrense-Milfontes como "cabeça-de-cartaz".
07h00 - terça, 13/11/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação Jiu-Jitsu Brasileiro de Castro Verde marcou presença na terceira edição da Copa Pinhal Novo de Jiujitsu, realizada no fim-de-semana, 10 e 11 de Novembro, regressando a casa com diversas medalhas, duas das quais de ouro.
07h00 - domingo, 11/11/2018
Nova tarde de
Taça de Honra
Em Dia de São Martinho, há muito futebol para ver neste domingo, 11 de Novembro, no distrito de Beja, com a realização da sexta jornada (a primeira da segunda volta) da Taça de Honra da 1ª divisão.
07h00 - sexta, 09/11/2018
"Ganhar a Taça é o
objectivo do Almodôvar"
O Desportivo de Almodôvar continua a alimentar o desejo de conquistar a Taça do Distrito de Beja, ambição reiterada pelo técnico Sandro Almeida em entrevista ao "CA" desta sexta-feira, 9 de Novembro.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial