07h00 - sexta, 19/10/2018

Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!

Castro Verde recebe a maior feira do Sul!

Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
Com séculos de história, a Feira de Castro é ainda a maior e mais emblemática de todo o Sul do país e este ano, além das tradicionais bancas com todo o tipo de produtos, apresenta também um programa cultural diversificado e cheio de novidades, promovido pela Câmara Municipal local.
Ainda os primeiros feirantes vão estar a instalar-se quando, pelas 18h00 desta sexta-feira, 19, abre a Feira de Produtos Locais na rua Fialho de Almeida e decorre uma arruada da Banda Filarmónica 1º de Janeiro, de Castro Verde, pelas principais ruas da vila. À noite há música na Praça da República, com o grupo "Rastolhice" (21h30) e a banda "70 Volts" (23h00).
Para sábado, 20, está previsto o I Encontro de Castrenses na Diáspora, que se realiza pela primeira vez e tem o objectivo de reunir, num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho. A iniciativa, agendada para as 12h30 na Escola Secundária, contará com a actuação do Grupo Coral Juvenil de Castro Verde.
Outra das novidades da Feira de Castro em 2018 é o I Encontro de Bigodes, que promete trazer a Castro Verde bigodes de diferentes tamanhos e feitios, convívio e boa disposição. A iniciativa é promovida pela Barbearia Barras a partir das cinco da tarde e tem o apoio da Câmara Municipal.
Ainda no sábado a Cortiçol-Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde promove, pelas 21h30, o XXVIII Encontro de Cantadores de Despique e Baldão e de Tocadores de Viola Campaniça. O evento vai decorrer no Fórum Municipal e este ano será homenageado o cantador Joaquim Pereira da Silva, de Odemira.
À mesma hora a Praça da República recebe o concerto "Remember Zaranza", uma antiga banda formada por jovens castrenses criada na Década de 70 e que se juntam nesta noite para tocar alguns dos temas que marcaram esta época. Depois actua o grupo "Os Lobitos", seguindo-se a actuação dos DJ's Massive Child e Bruno Zarra.
A par de tudo isto, o programa da Feira de Castro 2018 contará ainda com o habitual desfile de grupos corais, animação de rua, folclore, exposições de cães de caça, de condução e protecção de rebanhos e de raças portuguesas, e uma mostra de aves. E no sábado e domingo, 20 e 21, a Associação 100 Trilhos organiza na Herdade da Cavandela o III Encontro de Paramotor de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/01/2019
Delegação da Toyota
visita Castro Verde
Uma delegação da Toyota Europe e Toyota Japan vai estar em Castro Verde nesta quarta-feira, 23, no sentido de conhecer "os desafios e as boas práticas em territórios do interior", como é o caso deste concelho.
07h00 - quarta, 23/01/2019
Câmara de Beja apoia
Centro de Paralisia
A Câmara de Beja estabeleceu um protocolo com o Centro de Paralisia Cerebral de Beja que prevê a atribuição, por parte da autarquia, de um subsídio mensal de mil euros para garantir que crianças do concelho possam beneficiar da actividade de equitação terapêutica.
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
Estrada entre Beringel e
Peroguarda requalificada
A Câmara de Beja inicia nesta terça-feira, 22 de Janeiro, os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal (CM) 1029 entre Beringel e Peroguarda, no troço que se desenvolve no concelho.
07h00 - segunda, 21/01/2019
Conselho consultivo
da CAP reúne em Beja
O auditório da Expobeja, no Parque de Feiras de Exposições de Beja, recebe nesta segunda-feira, 21, durante a manhã, uma reunião do Conselho Consultivo do Alentejo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial