07h00 - sexta, 19/10/2018

Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!

Castro Verde recebe a maior feira do Sul!

Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
Com séculos de história, a Feira de Castro é ainda a maior e mais emblemática de todo o Sul do país e este ano, além das tradicionais bancas com todo o tipo de produtos, apresenta também um programa cultural diversificado e cheio de novidades, promovido pela Câmara Municipal local.
Ainda os primeiros feirantes vão estar a instalar-se quando, pelas 18h00 desta sexta-feira, 19, abre a Feira de Produtos Locais na rua Fialho de Almeida e decorre uma arruada da Banda Filarmónica 1º de Janeiro, de Castro Verde, pelas principais ruas da vila. À noite há música na Praça da República, com o grupo "Rastolhice" (21h30) e a banda "70 Volts" (23h00).
Para sábado, 20, está previsto o I Encontro de Castrenses na Diáspora, que se realiza pela primeira vez e tem o objectivo de reunir, num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho. A iniciativa, agendada para as 12h30 na Escola Secundária, contará com a actuação do Grupo Coral Juvenil de Castro Verde.
Outra das novidades da Feira de Castro em 2018 é o I Encontro de Bigodes, que promete trazer a Castro Verde bigodes de diferentes tamanhos e feitios, convívio e boa disposição. A iniciativa é promovida pela Barbearia Barras a partir das cinco da tarde e tem o apoio da Câmara Municipal.
Ainda no sábado a Cortiçol-Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde promove, pelas 21h30, o XXVIII Encontro de Cantadores de Despique e Baldão e de Tocadores de Viola Campaniça. O evento vai decorrer no Fórum Municipal e este ano será homenageado o cantador Joaquim Pereira da Silva, de Odemira.
À mesma hora a Praça da República recebe o concerto "Remember Zaranza", uma antiga banda formada por jovens castrenses criada na Década de 70 e que se juntam nesta noite para tocar alguns dos temas que marcaram esta época. Depois actua o grupo "Os Lobitos", seguindo-se a actuação dos DJ's Massive Child e Bruno Zarra.
A par de tudo isto, o programa da Feira de Castro 2018 contará ainda com o habitual desfile de grupos corais, animação de rua, folclore, exposições de cães de caça, de condução e protecção de rebanhos e de raças portuguesas, e uma mostra de aves. E no sábado e domingo, 20 e 21, a Associação 100 Trilhos organiza na Herdade da Cavandela o III Encontro de Paramotor de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Deputada do PSD
questiona Governo
A deputado do PSD eleita por Beja questionou o Governo sobre diversas matérias nesta semana, durante as audições aos ministros para discussão do Orçamento do Estado para 2019.
07h00 - sábado, 17/11/2018
ACOS reforça apoio
técnico a agricultores
Aconselhar, identificar e orientar os agricultores "na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na protecção do ambiente" são os objectivos do novo serviço de apoio técnico da associação ACOS-Agricultores do Sul.
07h00 - sábado, 17/11/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
A Concelhia de Odemira do Partido Socialista promove neste sábado, 17 de Novembro, ao fim da tarde, um jantar para assinalar duas décadas de gestão autárquica no concelho.
07h00 - sábado, 17/11/2018
Greve de 1918
debatida em Odemira
O centenário da greve nacional de 1918 é o mote do colóquio que a Associação GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira promove neste sábado, 17, no auditório do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Odemira.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial